O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito civil para apurar a falta de vagas em neurologia na rede pública de saúde em Campo Grande. O edital foi publicado na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial do órgão.
Em maio, uma mulher denunciou à 32ª Promotoria de Justiça que não havia conseguido atendimento para a filha. Por sua vez, a promotora Daniella Costa da Silva autorizou a abertura de notícia de fato – tipo de investigação preliminar no MP – para apurar a situação.
Intimada a se manifestar, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que há 2.194 crianças e 418 adultos aguardando vaga para consulta neurológica. Conforme a pasta, hospitais públicos tiveram vagas bloqueadas, sob a justificativa de afastamentos e férias de servidores.
A secretaria cobrou o Hospital Regional Rosa Pedrossian, que se comprometeu a informar com antecedência quando houver funcionários afastados ou de férias, e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, que garantiu mudanças na escala para manter o atendimento.
Secretaria tem 20 dias para tomar providências contra falta de vagas em neurologia
A Promotoria deu 20 dias para que a Sesau informe se os hospitais estão disponibilizando vagas suficientes e se há previsão de ampliação no atendimento, além de que providências serão tomadas para reduzir o tempo de espera.