Pular para o conteúdo
Transparência

Ary Raghiant toma posse como desembargador e diz que buscará acalmar ansiedade em MS

Ary Raghiant Neto recebeu todos os votos da lista sêxtupla para assumir o cargo de desembargador do TJMS
Gabriel Neves, Dândara Genelhú -
Foto: TJMS

O novo desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Ary Raghiant Neto, falou sobre o cenário que o Brasil e Estado vivem após as eleições e afirmou que buscará acalmar a ansiedade das pessoas. O discurso ocorreu durante a cerimônia de posse realizada nesta terça-feira (29).

Ary Raghiant Neto começou agradecendo os presentes e destacou a forma como foi escolhido para assumir o cargo.

“Notadamente depois de obter de forma inédita todos os votos da lista sêxtupla, tenho certeza de que levarei comigo todo o aprendizado que está escola chamada OAB me ensinou”, enfatizou.

O desembargador também aproveitou o momento para destacar o papel das mulheres dentro e fora das instituições, disse que causa profunda quebra dos padrões e traz percepções novas.

“Essa foi a primeira lista sêxtupla paritária para desembargador”, disse Ary.

O presidente do TJMS, Carlos Eduardo Contar, parabenizou Ary. “Desejo que sua carreira neste tribunal seja tão próspera quanto foi na advocacia”, disse.

O também desembargador João Maria Lós, lembrou que Ary entra na vaga do desembargador com maior tempo de casa em MS e no Brasil.

Também afirmou que a vara que Ary assumirá “tem a finalidade de trazer visões distintas, do âmbito da advocacia” para dar novos ares para o tribunal.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, esteve presente na solenidade.

Além disso, o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Correia, o senador Nelsinho Trad (PSD), o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, o presidente da OAB-MS, Bitto Pereira, estavam na solenidade.

Quem é Ary Raghiant Neto?

Anteriormente, em entrevista ao Jornal Midiamax, Raghiant disse que quer levar a experiência de 30 anos para a corte. “Levo minha experiência de 30 anos com uma atuação voltada às bandeiras de valorização do advogado. Temos que atender bem as partes”, disse.

Juiz do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) entre 2008 e 2012, ele defendeu as manifestações contra o resultado da eleição presidencial, mas avalia que o resultado deve ser respeitado.

“Como democrata por natureza, não havendo fraude comprovada, o resultado deve ser respeitado. As manifestações são legítimas, mas não concordo com tentativas de mudar a eleição”, avaliou.

Formado em Direito pela Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso) – atual UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) – em 1991, Ary Raghiant Neto tem 53 anos e é natural de .

É pós-graduado em direito tributário pelo IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários) e em direito constitucional pela ESA-MS (Escola Superior de Advocacia) e PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de ).

Agora, com 30 anos de carreira, é sócio nominal da RTM (Raghiant, Torres & Medeiros) Advogados. Na OAB-MS, foi presidente da 2ª de e Prerrogativas e conselheiro estadual nas gestões de Geraldo Escobar Pinheiro (2004/2006) e Fábio Trad (2007/2009).

Juiz do TRE-MS e professor universitário

Entre 2008 e 2012, foi juiz do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). Ao mesmo tempo, foi ainda professor da ESMP (Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e da (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal).

Em seguida, de volta à OAB-MS, disputou a presidência da entidade, mas não foi eleito. Em 2015, foi eleito conselheiro federal e representou o Estado no Conselho Federal da OAB entre 2017 e 2022. 

Por fim, foi eleito secretário-geral adjunto da OAB em 2019. Foi corregedor nacional da Ordem e representou a OAB no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) até 2021. Até então, era sócio da RTM (Raghiant, Torres & Medeiros) Advogados Associados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF