Conselho regulamenta eliminação de processos com trânsito em julgado nos juizados de MS
Instrução normativa estabelece o descarte das peças físicas
Renan Nucci –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (10), instrução normativa que estabelece a eliminação de documentos de processos com trânsito em julgado. O objetivo é regular o descarte das peças físicas, assegurando o arquivo no meio digital.
A medida altera a instrução número 18 de 2 de setembro de 2009, que estabelece a política de gestão dos processos. Assim, fica determinada a eliminação dos autos físicos das ações transitadas em julgado e definitivamente arquivadas, dos termos circunstanciados de ocorrência, inquéritos policiais, bem como de outros expedientes enviados aos juizados.
“No início do procedimento serão avaliados casuisticamente os processos, Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCO’s, Inquéritos Policiais, bem como outros expedientes, com vista a selecionar aqueles que, pela sua peculiaridade, devam ser preservados permanentemente para composição da memória institucional”, lê-se na publicação.
Descarte dos processos
Consta ainda que a eliminação será precedida de edital, contendo a relação daqueles que serão descartados, publicado com antecedência de 45 dias. “A eliminação física dos processos findos atenderá a seguinte classificação: I – termos circunstanciados arquivados, de competência do referido Juízo, depois de decorrido o prazo de prescrição em abstrato, estabelecido na legislação penal para o delito objeto de investigação, bem como de forma semelhante, tratando-se de descarte de peças físicas dos Inquéritos Policiais recebidos nos Juizados Especiais, em decorrência da desclassificação para crimes de menor potencial ofensivo”.
O descarte será feito em seu respectivo juízo, sob orientação do Departamento do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, uma vez ao ano, de preferência no primeiro semestre ou se verificada a necessidade excepcional de realização. “O servidor responsável deverá certificar que todas as peças físicas foram digitalizadas e estejam presentes nos respectivos autos digitais de forma legível, não havendo óbice para a eliminação dos documentos físicos”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.