Pular para o conteúdo
Transparência

21 dias após decreto, União reconhece situação de emergência em 14 cidades de Mato Grosso do Sul

A portaria é assinada pelo secretário nacional Alexandre Lucas Alves
Evelin Cáceres -
incêndios no Pantanal teve queda de 2,77%
Incêndios no Pantanal (Foto: Ilustrativa/ Jean Fernandes - Ecoa)

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu na quinta-feira (11) o decreto estadual de situação de emergência pelos incêndios florestais em 14 cidades de , ou seja, 21 dias após o decreto estadual. A portaria com o reconhecimento foi publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.

Fica reconhecida a situação de emergência a partir desta sexta, quando a portaria foi publicada, nas cidades de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corguinho, , Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, , Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora. A portaria é assinada pelo secretário nacional Alexandre Lucas Alves.

Situação de emergência

Conforme coletiva dada no dia 21 de julho, quando foi feito o decreto, o tenente Moreira do Corpo de Bombeiros explicou que haverá monitoramento por 24 horas nas cidades em situação de emergência, com uso de 96 satélites e apoio do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desses satélites, há possibilidade de monitorar desde as áreas menores até as maiores.

“Um dos satélites monitora até chaminés e o outro consegue fazer uma varredura de até 100 hectares”, comentou. O monitoramento será integrado, com participação dos Bombeiros, Defesa Civil, e Imasul. A fiscalização ocorrerá da seguinte forma: assim que o foco de calor for encontrado, as equipes entrarão em contato com o proprietário para questionar se o fogo é controlado e aplicar a notificação. Se não houver retorno do proprietário, as equipes poderão adentrar para realizar uma varredura.

Clima influenciou emergência

O meteorologista do Cemtec, Vinícius Sperling, explicou que há indicativo de chuvas abaixo do ideal, com volume entre 40 a 50% abaixo da média histórica entre julho, agosto e setembro. “Estamos há 100 dias com chuva abaixo da média. O estado está com uma seca de intensidade média em análise dos últimos 12 meses e, atualmente, todas as regiões estão com extrema seca, com exceção do extremo sul do estado”, pontuou.

De acordo com o prognóstico, não há previsão de chuva e as temperaturas podem chegar a 40ºC na região do Pantanal.

Inverno com calor de 33°C

Quase um mês desde o seu início, o inverno não tem causado o frio esperado em Mato Grosso do Sul. Historicamente, os meses entre maio e julho costumam ser os mais gelados, mas neste ano, faz calor de até 33°C no Estado.

Há um ano, Mato Grosso do Sul registrava uma geada com sensação térmica de -5°C. Em reportagem no mesmo mês, havia previsão de uma onda de frio com temperaturas de 3°C para o Estado.

Conforme o Instituto MetSul, divulgado pelo portal UOL, os dias têm sido mais quentes que o ‘normal’ para a estação considerada a mais fria do ano. Isso tem acontecido devido a uma junção de fenômenos, que estão mantendo as temperaturas acima do habitual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Temporal causa alagamento e fecha rodovias no Rio de Janeiro

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Vítimas de ataque a tiros de fuzil na fronteira são identificadas

Últimas Notícias

Mundo

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Remontou à guerra do Paraguai (1864-1870)

Cotidiano

Familiares procuram por Vanessa Rebeca que desapareceu em Três Lagoas

Familiares procuram por Vanessa Rebeca de 12 anos que desapareceu no Bairro Vila Piloto em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (04). A mesma possuí autismo e faz uso de remédios controlados. Caso alguém tenha visto a Vanessa, favor entrar em contato com a mãe, Kenia, pelo 67 99184-4244 ou … Continued

Polícia

Motorista foge e abandona carro com 976 Kg de maconha na BR-376

Iniciou-se uma perseguição até que o condutor abandonou

Brasil

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

O sistema era usado para controlar, em tempo real, todo o processo produtivo de bebidas no país