Pular para o conteúdo
Transparência

TCE-MS suspende licitação de pneus que barrou concorrentes ‘usando’ data de fabricação

Prefeitura de Nioaque definiu data máxima de fabricação que inviabiliza o fornecimento de produtos importados
Arquivo -
O contrato ainda deve ser fechado e publicado.
O contrato ainda deve ser fechado e publicado.

Decisão do conselheiro Ronaldo Chadid, do (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) suspendeu licitação da Prefeitura de marcada para as 8h de quinta-feira (15), que previa a compra de pneus para atender a frota municipal.

A liminar atendeu a denúncia apresentada por interessado na licitação, que protestou quanto a fixação de prazo de fabricação máximo de 6 meses para os pneus. Conforme a acusação, a medida favorece fabricantes nacionais e inviabiliza a participação de importadores do produto.

O pregão presencial 13/2021 prevê a compra de pneus, câmaras de ar e protetores para pneus, com fornecimento parcelado a todas as Secretarias da por 12 meses. O edital prevê que os pneus devem ter data de fabricação inferior a 6 meses no ato de entrega.

A denúncia afirma que comerciantes de pneus importados não poderiam participar do certame porque apenas os prazos de compra no exterior, transporte e desembaraço aduaneiro levam de 4 a 6 meses. Além disso, frisou que as mercadorias têm validade de até 5 anos, o que dispensaria um prazo tão curto para fabricação. Com isso, pediu-se a suspensão do certame.

Chadid atentou para o fato de o edital não fazer restrição a produtos de fabricação nacional no fornecimento, liberando empresas que vendam pneus nacionais ou importados.

Da mesma forma, salientou que a exigência de data de fabricação “é poder discricionário da Administração Pública que tem sob seu encargo, além da responsabilidade decorrente das aquisições que realiza também o cuidado, especialmente ao tratar-se de pneus que equiparão, além de outros veículos, aqueles que conduzirão pessoas e que representam item de inquestionável segurança individual e coletiva”.

No entanto, o conselheiro fez avaliação diferente sobre a fixação de data máxima para fabricação dos produtos no ato de entrega, reforçando que esta é uma questão sempre questionada junto aos Tribunais de Contas do país, alguns concordando com o prazo e outros entendendo que o mesmo deve ser de 12 meses.

“Nesse sentido tenho que assiste razão o denunciante quanto a alegada dificuldade que empresas que trabalham com pneus importados teriam para o fornecimento em até 6 meses, decorrente da demora em todo o processo de importação, o que não aconteceria com aquelas que vendem os pneus de fabricação nacional/interna”, pontuou.

Chadid concordou com a elasticidade do prazo diante da validade de até 5 anos dos produtos. Ele decidiu conceder liminarmente o pedido, de forma a intimar o prefeito Valdir Couto da Silva Júnior (PSDB) e a Comissão de Licitação para paralisar o pregão, sob pena de multa diária de 1.000 Uferms (cerca de R$ 38 mil).

Além de suspensão do pregão, foi determinado que seja feita mudança no edital para permitir o prazo de fabricação máximo igual a 12 meses na entrega do produto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
recesso jingle

[ BASTIDORES ] Fim do recesso traz dúvidas sobre nova CPI

Tribunal Constitucional da Itália divulgou decisão de tema importante sobre o benefício de cidadania por direito de sangue

1866 – Homens de Corumbá são deportados para Assunção

Mulher é encontrada morta em lago de distrito de Fátima do Sul e polícia investiga circunstâncias

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Esposa encontra rapaz morto dentro de banheiro de residência em Campo Grande 

Últimas Notícias

Cotidiano

Agosto começa com sol entre nuvens e máxima deve alcançar os 35°C em MS

Estado enfrenta índice de baixa umidade do ar

Cotidiano

Agosto é marcado por datas comemorativas, mas apenas um feriado em Campo Grande

Campo-grandenses terão apenas um dia de descanso de feriado no mês

Polícia

Premeditação: Ex de Cinira armou emboscada e a matou com 5 facadas após vítima assumir namoro

Anderson Aparecido atentou contra a própria vida após matar Cinira

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise e Ana de Armas são vistos de mãos dadas e levantam rumores de romance

Os rumores de um possível romance entre Tom Cruise e Ana de Armas ganharam força após os dois serem flagrados de mãos dadas durante um passeio pelas ruas de Vermont, nos Estados Unidos. As imagens, registradas no último fim de semana, só vieram a público nesta semana, e desde então têm movimentado os fãs nas … Continued