Detran-MS erra e adia fechamento de vistoriadora flagrada emitindo laudos fora do padrão
Cinco dias depois de suspender por um mês o funcionamento da empresa Focar Vistoria Veicular, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) disse ao Jornal Midiamax nesta quarta-feira (10) que errou ao suspender a empresa e que nova portaria será publicada para resolver a confusão. A vistoriadora, que já foi punida em 2019, mais uma vez […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cinco dias depois de suspender por um mês o funcionamento da empresa Focar Vistoria Veicular, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) disse ao Jornal Midiamax nesta quarta-feira (10) que errou ao suspender a empresa e que nova portaria será publicada para resolver a confusão. A vistoriadora, que já foi punida em 2019, mais uma vez foi flagrada pelo departamento emitindo laudos fora do regulamento técnico.
Na última sexta-feira (5), o Detran publicou portaria determinando que a empresa ficasse 30 dias com as portas fechadas como punição pelas irregularidades encontradas. No entanto, segundo a comunicação do órgão, não foi dado prazo para que a empresa apresentasse recurso administrativo. Com isso, não houve ampla defesa para a vistoriadora.
“Portanto, a portaria será tornada sem efeito, com a publicação do ato em diário oficial, a fim de se corrigir o procedimento realizado, com a notificação à empresa e assim dar prosseguimento ao processo de sindicância”, disse o Detran em nota.
Violou portaria
Ainda sob a normativa do conselho, a empresa deixou de exigir a apresentação de documentos obrigatórios de seus clientes. Com isso, foi aplicada a pena de suspensão com esse prazo, previsto para a primeira ocorrência.
Procurada pela reportagem, a Focar Vistorias confirmou que está em funcionamento porque, após conversa do advogado da empresa com o Detran-MS na última segunda-feira (8), teria sido pacificado entre as partes que a empresa deveria ser notificada para que cumprisse efetivamente a suspensão – o que não teria sido realizado. Desta forma, a empresa posicionou o Jornal Midiamax que aguarda ser notificada para cumprir a penalidade.
Reincidência
Não é a primeira vez que a Focar é alvo de sanção ou investigação. Em 2019, a empresa foi suspensa por 90 dias (cerca de três meses) por ter descumprido penalidade semelhante. O Jornal Midiamax também flagrou a empresa operando normalmente na época.
Nesse contexto, o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), órgão do MPMS, cumpriu em abril de 2019 cinco mandados de busca e apreensão contra empresas e residências ligadas a serviços de vistoria veicular em Campo Grande. Entre elas, estava a Focar.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Infidelidade partidária assombra parlamentares
Mudança de títulos causará dança das cadeiras em Campo Grande
Colisão entre motos em cruzamento de Dourados termina em morte de idoso
Vítima tinha 68 anos e pilotava uma motocicleta BMW
G20 e feriado ‘colados’ impulsionaram turismo no Rio de Janeiro
Segundo o Píer Mauá, que administra o terminal do porto, novembro vai registrar mais de 20 mil turistas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.