Pular para o conteúdo
Transparência

STJ mantém pena de 17 anos a ‘Piranha’, que decapitou rival no ‘Tribunal do Crime’

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou redução de pena a Wellington Felipe dos Santos Silva, o ‘Piranha’, que foi condenado a 17 anos pela morte de John Hudson dos Santos Marques, assassinado no “Tribunal do Crime” do PCC (Primeiro Comando da Capital), em fevereiro de 2019. A defesa de Wellington entrou com habeas corpus […]
Arquivo -

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou redução de pena a Wellington Felipe dos Santos Silva, o ‘Piranha’, que foi condenado a 17 anos pela morte de John Hudson dos Santos Marques, assassinado no “Tribunal do Crime” do PCC (Primeiro Comando da Capital), em fevereiro de 2019.

A defesa de Wellington entrou com habeas corpus contra acórdão do TJMS (Tribunal de Justiça de MS), sustentando que ocorreu a redução da pena-base ante ao afastamento da valoração negativa da circunstância judicial da personalidade. No caso, a Defensoria Pública de MS apontou que manteve-se a pena-base fixada no mesmo patamar, o que seria vedado.

A decisão, que teve como relator o ministro Joel Ilan Paciornik, apontou que o habeas corpus não merece ser conhecido, “pois impetrado em substituição a recurso próprio”. Mesmo assim, o relator analisou a possível existência de ofensa à liberdade de locomoção do réu, capaz de justificar a concessão da ordem de ofício.

Na análise, porém, o ministro considerou que “não há que se falar em vício apto a desconstituir a decisão guerreada, vez que o “recurso de apelação possui efeito devolutivo pleno, possibilitando ao Tribunal de origem, mesmo diante de recurso exclusivo da defesa, revisar as circunstâncias judiciais da pena-base e alterar os fundamentos, não ocorrendo reformatio in pejus no caso concreto eis que a situação do paciente não foi agravada, sendo mantida a pena-base anteriormente firmada”.

Relembre o caso

John Hudson dos Santos Marques, 27 anos, teria sido morto e pelo PCC por ter ligação com a facção rival, o Comando Vermelho, e por se destacar no comércio de drogas e armas na região do , em , local de onde ele desapareceu no dia 14 de fevereiro de 2019.

Investigação apontou que, no dia em que foi sequestrado, John foi atraído por suposto cliente que teria encomendado certa quantidade de drogas por ligação. Ao se aproximar do carro em que estava o suposto freguês, ele foi abordado por Wellington e mais dois. Depois disso, ele foi levado para uma casa no Bairro Mário Covas, onde foi ‘sentenciado’ e morto.

Welington foi condenado pelo crime de qualificado, cárcere privado e organização criminosa. Ele foi absolvido da acusação de destruição de cadáver, sendo condenado a 17 anos, 10 meses e 4 dias, em regime inicial fechado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
stf ilustrativa divulgação (1)

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Colisão frontal entre picape e carreta na BR-262 deixa um ferido em Aquidauana

VÍDEO: Incêndio destrói oficina após idoso colocar fogo em latinha no Centenário 

Jão anuncia pausa na carreira após show no Lollapalooza

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Lula venceria Bolsonaro se a eleição fosse hoje, diz Datafolha

Últimas Notícias

Esportes

Luiz Gustavo é internado com dores do peito e desfalca o São Paulo por tempo indeterminado

Jogador de 37 anos realizou exames de imagem que detectaram um tromboembolismo pulmonar

Brasil

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Documento é assinado por mais de 160 grandes empresas brasileiras

Le Blog Maria Antonia

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Ed Sheeran usou as redes sociais para brincar com a febre dos vídeos de “rotina da manhã” que dominam as plataformas digitais. Com bom humor, o cantor publicou um vídeo ironizando os conteúdos produzidos por influenciadores, que costumam mostrar uma sequência interminável de atividades realizadas antes mesmo do meio-dia. “Todo mundo está dizendo que parece … Continued

Polícia

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

Acidente aconteceu no trecho que liga Miranda a Bodoquena, no início da tarde deste sábado (5)