O governador (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (16), que o salário de dezembro poderá ser pago até o dia 31 de dezembro, dependendo de estudos ainda da gestão, e que a segunda parcela do 13º será depositada no dia 10 do mesmo mês. O anúncio foi feito durante a divulgação dos 10% de reajuste linear para os servidores estaduais de na Assembleia Legislativa. 

A data-base também foi antecipada de maio para janeiro. O chefe do Executivo Estadual também incorporou abono salarial ao salário base para todos os que já recebem, conforme já anunciado anteriormente. Neste sentido, há também carreiras que terão readequação, como na Polícia Militar e nos administrativos da educação. Ao todo, são 15 projetos de leis próprias de reestruturação de carreiras. 

O projeto de reestruturação da carreira da Polícia Penal não será apresentado. De acordo com o governador, não foi chegado a um entendimento sobre como estruturar a carreira. 

Conforme o governador, o volume de ganhos aos servidores públicos pode ultrapassar, no próximo ano, a marca de R$ 1 bilhão. O fato de MS se adequar ao limite prudencial de gastos com pessoal, de que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal, este ano, destrava todas as promoções e progressões aos servidores.

Estiveram na Assembleia para entregar os projetos o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes, e o secretário de Felipe Matos.