Reinaldo nomeia 2ª colocada de lista tríplice como nova defensora pública-geral em MS
Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira toma posse em junho e sucede Fábio Rogério Rombi da Silva
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nomeou a defensora pública Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira ao cargo de defensora pública-geral de MS, para o biênio 2021/2023. A nomeação consta no DOE (Diário Oficial do Estado) da última sexta-feira (14). A posse está prevista para o próximo mês.
A nomeação considera a lista tríplice aprovada em eleição realizada no dia 30 de abril de 2021, na qual Oliveira ficou como a segunda mais votada, com 106 votos. O atual defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva, obteve 119 votos, ficando em primeiro. Ângela Rosseti Chamorro Belli obteve 99 votos, integrando a lista em 3º lugar. De acordo com a apuração, todos os 206 defensores públicos votaram, sendo 2 votos nulos, 1 voto em branco. Cada um podia votar em três candidatos.
Historicamente, o candidato mais votado na lista tríplice costuma ser nomeado ao cargo. Todavia, a legislação permite que o governador escolha qualquer um entre os nomes que compuserem a lista. A nomeação da segunda colocada surpreendeu a categoria – que esperava a reeleição de Fábio Rogério Rombi da Silva – apesar de não ser fato inédito.
Procurada pela reportagem, a direção da Adep-MS (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS) pontuou que há a prerrogativa de nomear qualquer um dos integrantes da lista. “A Associação realmente gostaria que tivesse ocorrido a nomeação do candidato mais votado, mas há essa prerrogativa do governador de escolher qualquer um dos três. Por motivos outros, a escolha recaiu na Dra. Patricia Oliveira e a associação aceita”, pontuou o presidente em exercício da entidade, Valdir Florentino de Souza.
Currículo
A nova defensora pública-geral de MS é natural de Presidente Prudente (SP) e ingressou na Defensoria Pública de MS após aprovação no 10º concurso público de provas e títulos da instituição, realizado em 1997. Graduada em Direito pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), a defensora pública é professora convidada em diversos cursos de pós-graduação.
Como defensora pública trabalhou em Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Campo Grande, onde é lotada junto à 15ª DPCCON. Foi Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública de 2013 a 2019 e primeira subdefensora-Geral do Estado de 2019 a 2021.
Em sua formação, Oliveira possui título de doutora em direito processual civil pela PUC-SP, mestra em direito constitucional e especialista em direito processual penal. Membro do IBDP (Instituto Brasileiro de Processo), IBDC (Instituto Brasileiro de Direito Constitucional) e ABDP (Academia Brasileira de Direito Processual), autora de diversos livros e artigos jurídicos.
(Com informações da Defensoria Pública de MS)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.