Política / Transparência

Promotoria investiga se acordo com a oposição barrou prestação de contas 

Denúncia de um suposto acordo da oposição resultando em omissão na análise da prestação de contas da prefeitura de Nova Alvorada do Sul será investigado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). O caso veio à tona com denúncia à ouvidoria do órgão, dando origem ao Procedimento Preparatório nº 06.2020.00001381-4, cuja abertura foi […]

Danúbia Burema Publicado em 18/01/2021, às 07h44 - Atualizado às 07h59

Foto: Marcelo Lino
Foto: Marcelo Lino - Foto: Marcelo Lino

Denúncia de um suposto acordo da oposição resultando em omissão na análise da prestação de contas da prefeitura de Nova Alvorada do Sul será investigado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

O caso veio à tona com denúncia à ouvidoria do órgão, dando origem ao Procedimento Preparatório nº 06.2020.00001381-4, cuja abertura foi publicada na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (18).

A suposta omissão do Legislativo na análise das contas anuais da prefeitura teria ocorrido na gestão do ex-prefeito Arlei Silva. Com os gastos reprovados em agosto de 2018 pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de MS), a situação chegou ao conhecimento do presidente da Câmara. De acordo com a denúncia, ele e o assessor jurídico da Casa foram à Corte de Contas detalhar o caso. Na sequência, teriam se tornado aliados político com o intuito de assegurar a reeleição. 

A reportagem acionou o ex-prefeito, mas não teve retorno. Permanece aberto o espaço para os envolvidos se manifestarem. Eles ainda podem recorrer da decisão. No município, Pedro Arlei perdeu a eleição para José Paleari (DEM).

A investigação sobre o caso será feita pela Promotoria de Justiça de Nova Alvorada do Sul, sob responsabilidade do promotor Maurício Mecelis Cabral. Além do presidente, os demais vereadores também foram alvo da denúncia por improbidade, omissão, prevaricação e por não incluir em pauta ‘no tempo e no modo devidos’ o parecer prévio da corte de Contas.

Jornal Midiamax