Pular para o conteúdo
Transparência

Promotoria estende apuração de irregularidades com diárias em Câmara e encaminha TAC

Promotoria de Sonora investiga pagamento de diárias feitos pela Câmara Municipal em 2016 e já oficiou presidente do Legislativo e outras 16 pessoas
Arquivo -

A Promotoria de Justiça de –a 364 km de – informou a continuidade de inquérito civil que visa a apurar irregularidades no pagamento de diárias a vereadores do município no ano de 2016. Aberto em 2019, ele foi prorrogado por mais um ano após desmembramento e pode resultar em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

A denúncia original questionou os motivos de a Câmara pagar, por exemplo, diárias para o deslocamento de Sonora até Coxim, distantes apenas 110 km. Além disso, solicitou esclarecimentos sobre justificativas para diárias até Campo Grande –obtendo como resposta a falta de comprovantes entregues pela Governadoria para atestar agenda institucional.

A Promotoria expediu recomendação para que a Casa de Leis observasse as normas que orientam o pagamento de diárias, cumprindo-as integralmente, bem como a regulamentação sobre o pagamento, que só deve ocorrer se a atividade for correspondente ao interesse das atividades da vereança.

Também foi recomendada a adoção de três procedimentos: necessidade de o vereador ou servidor pernoitar no local de destino (se não houver condições de retorno no mesmo dia em condições razoáveis de tempo); entrega de certificado de participação ou atestado de comparecimento que detalhe a duração do evento ou horário de comparecimento (entrada e saída); e rejeição ao pagamento mediante apresentação de convite sem comprovante de participação ou presença.

A Câmara informou acatar a recomendação e anotou a necessidade de apurar os valores a serem restituídos por vereadores e servidores por gastos com diárias em 2016. O pediu que fosse verificado se houve perpetuação das irregularidades em 2017 e 2018.

Apesar de tais ações, a Promotoria oficiou o presidente da Câmara para justificar o descumprimento de ato normativo que regulamenta o pagamento de diárias, fazendo o mesmo em relação a 16 servidores e vereadores que receberam. Como resultado, deu-se início à formalização de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com todos os envolvidos, não assinado até o momento.

Com isso, o promotor de Justiça substituto Thiago Barile Galvão de França decidiu prorrogar por 1 ano a investigação e que seja minutado um TAC sobre as diárias de 2016.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Antes de embarcar para os EUA, senadora Tereza Cristina discute investimentos com prefeita de Campo Grande

Burros flagrados ‘passeando’ por Campo Grande são resgatados; CCZ orienta sobre serviço de resgate

Promessa realizada há 73 anos ganha desfecho em Paróquia de Campo Grande

Justiça Eleitoral marca julgamento de vereador acusado de compra de votos em Corumbá

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Federação repudia crimes em terreiros e diz que acusados de tortura e abuso sexual não são pais de santo

Últimas Notícias

Mundo

Dólar continua caindo e chega a R$ 5,52

Este é o menor nível desde tarifaço de 50% de Trump ap Brasil

Brasil

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Criminosos abordavam idosos na rua, em casa e na internet por meio de uma instituição de fachada para assinar documentos

Política

Entidades de MS integram carta com 90 assinaturas por sanção integral do Licenciamento Ambiental

Segundo o texto encaminhado ao presidente Lula, o texto proposto corrige distorções e traz eficiência na relação da produção com a sustentabilidade

Brasil

Neta de Lula comete gafe ao falar da independência dos EUA

Bia Lula estava defendendo o Pix e criticando as tarifas de Donald Trump