Pular para o conteúdo
Transparência

Promotoria estende apuração de irregularidades com diárias em Câmara e encaminha TAC

Promotoria de Sonora investiga pagamento de diárias feitos pela Câmara Municipal em 2016 e já oficiou presidente do Legislativo e outras 16 pessoas
Arquivo -

A Promotoria de Justiça de Sonora –a 364 km de – informou a continuidade de inquérito civil que visa a apurar irregularidades no pagamento de diárias a vereadores do município no ano de 2016. Aberto em 2019, ele foi prorrogado por mais um ano após desmembramento e pode resultar em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

A denúncia original questionou os motivos de a Câmara pagar, por exemplo, diárias para o deslocamento de Sonora até , distantes apenas 110 km. Além disso, solicitou esclarecimentos sobre justificativas para diárias até Campo Grande –obtendo como resposta a falta de comprovantes entregues pela Governadoria para atestar agenda institucional.

A Promotoria expediu recomendação para que a Casa de Leis observasse as normas que orientam o pagamento de diárias, cumprindo-as integralmente, bem como a regulamentação sobre o pagamento, que só deve ocorrer se a atividade for correspondente ao interesse das atividades da vereança.

Também foi recomendada a adoção de três procedimentos: necessidade de o vereador ou servidor pernoitar no local de destino (se não houver condições de retorno no mesmo dia em condições razoáveis de tempo); entrega de certificado de participação ou atestado de comparecimento que detalhe a duração do evento ou horário de comparecimento (entrada e saída); e rejeição ao pagamento mediante apresentação de convite sem comprovante de participação ou presença.

A Câmara informou acatar a recomendação e anotou a necessidade de apurar os valores a serem restituídos por vereadores e servidores por gastos com diárias em 2016. O pediu que fosse verificado se houve perpetuação das irregularidades em 2017 e 2018.

Apesar de tais ações, a Promotoria oficiou o presidente da Câmara para justificar o descumprimento de ato normativo que regulamenta o pagamento de diárias, fazendo o mesmo em relação a 16 servidores e vereadores que receberam. Como resultado, deu-se início à formalização de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com todos os envolvidos, não assinado até o momento.

Com isso, o promotor de Justiça substituto Thiago Barile Galvão de França decidiu prorrogar por 1 ano a investigação e que seja minutado um TAC sobre as diárias de 2016.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação Caminhos Seguros: Mecânico é preso por estupro de vulnerável em Amambai

ihp

Doação de equipamento dos EUA amplia pesquisa de bioacústica no Pantanal de MS

Com oposição rachada, Venezuela realiza eleição legislativa e regional

Grávida perde bebê ao ser arremessada em acidente entre carro e motocicleta em MS

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Relatado por Tereza Cristina, Senado aprova projeto de Licenciamento Ambiental

Últimas Notícias

Polícia

Grupo criminoso que falsificava diplomas de cursos de enfermagem é alvo da Polícia Federal em MS

Mandados foram cumpridos em Eldorado e Miranda

Famosos

Power Couple: Dhomini se descontrola, avança em mulher e público pede expulsão

Dhomini perdeu a linha durante uma discussão, partiu para cima de Carol e causou polêmicas nas redes sociais; veja o vídeo

MidiaMAIS

Pizza às 3h da manhã vira pesadelo para cliente: ‘foi uma desfeita’

Campo-grandense relata transtorno com pizzaria ao realizar pedido de madrugada no iFood

Polícia

Grupo técnico criado após feminicídio de Vanessa tem prazo prorrogado por mais 90 dias

Grupo já instaurou mais de 3 mil inquéritos