A Promotoria de Justiça da Saúde de emitiu um esclarecimento para a população sobre o funcionamento das atividades noturnas no município. O (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) considerou o aumento do número de casos e mortes na cidade.

Segundo a nota, foi constatamos que atualmente a taxa de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adultos em , destinados para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados para a , está próxima ao limite máximo de ocupação.

Isto, somado ao grau elevado de risco da doença Maracaju, conforme o Programa do Governo do Estado, fez com que uma reunião com autoridades locais definisse sobre a liberação das atividades noturnas.

“[…] só haverá liberação de atividades comerciais durante o período noturno, e antes do horário do toque de recolher instituído pelo Governo do Estado – 22h as 5h, após implementação de rigoroso Plano de Biossegurança e Plano de Fiscalização, o que aguardamos que seja providenciado nos próximos dias pela gestão municipal”, diz a nota.

Além disso, a Promotoria alertou que o sistema de saúde de Campo Grande não está preparado para enfrentar o agravamento do surto de Covid-19 e fez recomendações à população.

“Aproveitamos para alertar e conclamar para que a população de Maracaju intensifique as medidas de prevenção. Permaneçam em casa o maior tempo possível e, quando houver necessidade de sair de casa, não saiam com a família toda e usem sempre máscara. Mantenham a distância segura das pessoas e permaneçam atentos às medidas de higiene recomendadas pela vigilância sanitária. Não façam nenhum tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos”, traz a promotoria.