Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura de Corumbá é condenada a rescindir contratos com professores temporários

Decisão também manteve investigações por improbidade administrativa contra secretário municipal de Educação
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O município de Corumbá foi condenado a rescindir todos os contratos da Secretaria Municipal de Educação com temporários que ocupam vagas puras. A decisão é do último dia 2 e foi publicada hoje (8).

A sentença se deu no âmbito de ação civil pública movida pelo (Ministério Público Estadual), que, em 2019, denunciou as contratações feitas enquanto vigorava concurso público para provimento de cargos efetivos.

De acordo com o MPMS, 278 professores provisórios foram chamados, em 2018, para ocupar as mesmas funções destinadas aos aprovados no processo seletivo.

A Justiça Estadual já havia concedido liminar determinando as rescisões com os temporários. A medida agora foi confirmada pela juíza da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Corumbá, Luiza Vieira Sá de Figueiredo.

Para a magistrada, “restou evidenciado que durante o ano de 2018, ou seja, durante o prazo de validade do concurso regido pelo Edital n.01/2018, o Município de Corumbá reiteradamente realizou contratações temporárias em desconformidade com as hipóteses permitidas em Lei”.

Além disso, a juíza decidiu manter as investigações sobre eventual ato de administrativa cometido pelo então e ainda secretário municipal de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu. Ele deverá ser ouvido em audiência presencial, ainda sem data marcada.

Por fim, Luiza Vieira Sá de Figueiredo entendeu por extinguir o pedido feito pelo MPMS para que a prefeitura se abstivesse de realizar novas contratações temporárias. Segundo ela, por “falta de interesse processual”.

O município de Corumbá e o secretário Genilson de Abreu ainda podem recorrer da sentença.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente é encontrado morto com sangramento na boca e no nariz em MS

Escolinha do Pezão e Skill Sports conquistam dois últimos títulos da Copa Pantanal de Voleibol

Influenciador mais seguido do TikTok é detido por agentes de imigração dos EUA

Após atentado, pré-candidato à presidência da Colômbia segue na UTI

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a vítima mais jovem de feminicídio no Brasil

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

Mustang avalido em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Praça das Águas

Tomada por lixo e mato alto, Praça das Águas vira ponto de insegurança na Afonso Pena

Últimas Notícias

Esportes

Operário empata jogo de ida das quartas do Brasileiro contra Vila Nova e leva decisão para Goiânia

Partida terminou empatada em 1 a 1, contra adversário que ainda não havia perdido nenhum ponto na competição

Mundo

Protestos nos EUA: membros da Guarda Nacional chegam a Los Angeles a pedido de Trump

Soldados da Guarda Nacional começaram a chegar em Los Angeles neste domingo, 8, após o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esportes

Portugal é bicampeão da Liga das Nações ao vencer a Espanha nos pênaltis

Com este título, Portugal agora possui duas taças da Liga das Nações, superando Espanha e França, ambas com uma conquista cada

Esportes

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Partida em Paris durou 5h29 e se tornou a final mais longa da história de Roland Garros