Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeito é multado 2 vezes por nomeações irregulares de vigias em sua gestão

Contratações temporárias não poderiam ser aplicadas na função; processos envolvem 5 nomeações na Prefeitura de Ponta Porã
Arquivo -

O prefeito Hélio Peluffo Filhoi (PSDB), de Ponta Porã –a 329 km de –, foi multado em dois processos analisados no (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), ambos referentes à admissão de vigias no ano de 2017.

As decisões singulares foram assinadas pelo conselheiro Jerson Domingos. Na primeira delas, avaliou-se a contratação de 4 vigias entre janeiro e dezembro de 2017, todos com salário de R$ 880. Os quatro processos foram analisados juntos por conta de conexão entre todos.

Além da remessa intempestiva de documentos, os contratos de trabalho por tempo determinado receberam pareceres pelo não registro, pois “as justificativas apresentadas para demonstrar a situação temporária de excepcional interesse público vivenciada pelo órgão mostram-se genéricas e não explicitam especificamente quais os motivos que levaram à realização de contratação temporária para o cargo de vigia”.

Peluffo argumentou que a contratação se deu em razão da necessidade de continuidade dos serviços públicos de segurança e não havia tempo hábil para a realização de concurso público.

“O simples fato de não haver no município candidato aprovado em concurso público para preencher vaga existente, ou mesmo falta de tempo para realização de concurso não autoriza a municipalidade a realizar contratações temporárias”, decidiu o conselheiro.

Domingos ainda frisou que as funções de vigia são constantes e não podem ser interrompidas pela administração pública, “devendo o cargo ser preenchido por meio de concurso público”.

O prefeito foi multado em 80 Uferms (R$ 3.171,20), sendo 50 pelo não enquadramento da contratação em casos previstos em lei e 30 pelo atraso na entrada da documentação. Cabe recurso.

Um segundo processo tratou da nomeação de mais um vigia, em iguais condições dos demais, repetindo-se as argumentações da ação anterior. Peluffo recebeu multa de mais de 80 Uferms e também poderá recorrer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Últimas Notícias

Polícia

Homem persegue ex-namorada e ameaça postar fotos nuas dela nas redes sociais

Vítima procurou a delegacia e pediu medidas protetivas

Sérgio Cruz - O dia na história

1953 – Inaugurada a estação ferroviária de Ponta Porã

Entrega de ramal proporcionou povoamento de regiões isoladas por imigrantes de diversas regiões.

Charge

Banquete de Páscoa

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado