A APOMS (Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul) quer implementar melhorias nas práticas de familiar em . Nesta quarta-feira (21), o pré-projeto arquitetônico e técnico da Cidagri (Cidade Agroecológica Regional Integrada) foi entregue ao prefeito Alan Guedes (PP).

Na ocasião, ele e o deputado Federal, (PT), receberam oficialmente uma via da proposta que tem como objetivo principal construir um espaço de aproximação de produtores da agricultura familiar e da economia solidária com os consumidores em torno da comercialização de produtos e serviços, com destaque para a produção agroecológica.

“Essa proposta já é fruto de esforços coletivos com o objetivo principal que é fomentar a agricultura familiar implementando novas alternativas. Vamos encontrar os recursos necessários e transformar Dourados em uma referência na Agricultura Familiar”, destacou Alan.

A ideia é que o espaço tenha uma agroindústria para processamento mínimo para produtos agroecológicos, empório agroecológico, loja da economia solidária, lanchonete, centro de distribuição, e-commerce, restaurante, lojas, espaço de co-working, espaço para feira e eventos, agrofloresta didática e incubadora de tecnologias sociais. O projeto envolve a Secretaria de Agricultura Familiar de Dourados, a APOMS (Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul), a (Universidade Federal da Grande Dourados) e tem apoio do vereador Elias Ishy.

“Estou muito motivado e impressionado com o projeto. Esse é um momento muito importante e especial para a agricultura familiar de Dourados. Essa proposta vai fazer essa ligação regional acontecer e oferecer oportunidade para se trabalhar menos e ganhar mais. Nós vamos ajudar a viabilizar esse projeto”, garantiu o deputado.

O vereador e presidente da comissão de Agricultura Familiar da Câmara, Elias Ishy, ressaltou a importância do empenho de todas as forças. “A união e a força foram pontos importantes para o desenvolvimento desse projeto e faço essa avaliação pelo tempo que tenho de atuação no legislativo”, explicou o parlamentar.