Pular para o conteúdo
Transparência

MP quer saber quanto Solurb recebeu para atender grandes geradores de lixo

O MPMS (Ministério Público de MS) quer saber qual o custo para os cofres de Campo Grande do serviço prestado pela Concessionária Campo Grande Solurb. O questionamento refere-se à coleta dos grandes geradores de resíduos sólidos desde janeiro 2019. O período é referente à entrada em vigor de legislação sobre o tema. Isso porque lei […]
Arquivo -
(Arquivo/Midiamax)
(Arquivo/Midiamax)

O (Ministério Público de MS) quer saber qual o custo para os cofres de do serviço prestado pela Concessionária Campo Grande Solurb. O questionamento refere-se à coleta dos grandes geradores de resíduos sólidos desde janeiro 2019.

O período é referente à entrada em vigor de legislação sobre o tema. Isso porque lei federal e decreto municipal transferiram a responsabilidade de coleta e tratamento a quem produz muitos resíduos.

Enquadram-se nessa categoria produtores de mais de 200 litros dia ou 50 quilogramas por dia. Ou seja, desde 2019 a cobrança deixou de ser rateada entre quem possui apenas consumo residencial, como vinha sendo feito na Capital.

A solicitação de levantamento dos valores consta em recomendação publicada no Diário Oficial de segunda-feira (8), já disponível para consulta. O pedido foi feito pela 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social.

Por ele, no prazo de 30 dias a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Campo Grande) deve abrir procedimento administrativo.

Nesse procedimento, deverá constar quanto foi recebido pela Concessionária Campo Grande Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda ‘com a prestação de serviços aos Grandes Geradores do Município de Campo Grande desde janeiro de 2019 até a presente data e seu impacto financeiro na definição dos valores pagos’.

Rescisão de contrato

O questionamento é feito nos termos do Contrato de Concessão nº 332, de 25.10.2012, celebrado pelo município com a concessionária.

Nele não consta a coleta manual, transporte e destinação final ambientalmente adequada final de resíduos provenientes de grandes geradores particulares.

Caso não seja informados valores pagos por esse serviço não previsto, o MP recomenda a adoção de providências para a rescisão do contrato.

Inquérito civil

A recomendação é resultado do nº 06.2019.00001858-6. O procedimento foi conduzido na 31.ª Promotoria de Justiça para “apurar eventual irregularidade na prestação de serviços privados realizados pela concessionária CG Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda, a despeito de ter sido constituída como Sociedade de Propósito Específico – SPE e ter contrato público com o município de Campo Grande”.

Em conclusão, após investigar o caso, o MP entendeu que a concessionária estava prestando serviço a particulares na questão dos grandes geradores de resíduos.

A prestação estaria sendo feita apesar da PPP (Parceria Público-Privada) com a prefeitura prever concessão para serviços públicos de e manejo de resíduos sólidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Conjunto do Brasil celebra após apresentação no Mundial de Ginástica Rítmica - (Imagem: Ivan Carvalho/CBG)

Brasileiras brilham e conquistam inédita medalha de prata no Mundial de Ginástica Rítmica

Sorteio da mega-sena neste sábado - (Reprodução, Loterias Caixa)

Mega-Sena 2905: confira os números sorteados neste sábado

rapaz que traiu namorada no palco

‘Extremamente fracassado’, diz rapaz que traiu namorada por R$ 1 mil no show de Nattan em MS

padrastou matou enteada preso

Padrasto que participou do homicídio de enteada de 14 anos é localizado e preso em MS

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

flamengo

Em jogo repleto de emoção, Flamengo conquista Intercontinental Sub-20

Últimas Notícias

Esportes

CBF antecipa rodadas do Brasileirão e adia finais da Copa do Brasil para dezembro

Inicialmente, o Brasileirão seria finalizado somente no dia 21 de dezembro

Esportes

Grêmio decepciona sua torcida ao empatar sem gols com o Ceará pelo Brasileirão

O Grêmio perdeu a chance de conquistar a segunda vitória seguida para seguir subindo na tabela do Brasileirão. Mesmo jogando em casa, em sua Arena, em Porto Alegre (RS), não saiu do zero em um duelo direto de meio de tabela, contra o Ceará, na noite deste sábado, decepcionando a torcida. O time gaúcho teve … Continued

Cotidiano

Sortudo de MS acerta 5 números da Mega-Sena e ganha ‘bolada’ sozinho com aposta simples

Confira os detalhes da aposta vencedora da quina na Mega-Sena sorteada neste sábado

Polícia

Mulher registra boletim de ocorrência contra homem que gritou com sua cadela em Campo Grande

Ela foi até a delegacia para dizer que não gostou do fato do homem ter gritado com o animal e não pode passar nervoso