O ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou visita à na próxima segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, para a entrega da obra da UMC (Unidade da Mulher e da Criança). O evento está marcado para acontecer às 9h, na unidade que fica anexa ao (Hospital Universitário da Federal da Grande Dourados).

O investimento total em infraestrutura para a construção da unidade foi de R$ 37.471.090,15. Entretanto, será entregue apenas a estrutura física da obra, uma vez que até o momento, o equipamento necessário para o início dos atendimentos foi adquirido parcialmente. As tratativas para equipar a unidade e começar o funcionamento já foram iniciadas.

A UMC foi construída em área doada pelo Governo do Estado e tem mais de 7 mil metros quadrados, distribuídos em três pavimentos, que contará, ainda com um Pronto Atendimento Pediátrico, com sete leitos de observação/emergência, Atendimento Ginecológico e Obstétrico com oito leitos.

Além disso, o hospital terá também, uma Clínica Obstétrica (maternidade) com trinta e cinco leitos de internação, um Centro Obstétrico com quatro salas cirúrgicas e cinco leitos de observação. Um dos diferenciais do prédio, segundo o HU-UFGD é o Centro de Parto Normal, com cinco quartos de internação PPP (pré-parto, parto e puerpério imediato).

A entrega, segundo a UFGD, que organizou a agenda do ministro,  será acompanhada pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), General Oswaldo Ferreira, pelo prefeito Alan Guedes e pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. Além deles, os senadores e Soraya Thronicke também participarão da cerimônia, que seguirá todos os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação de coronavírus.