Pular para o conteúdo
Transparência

Ex-prefeito é multado por irregularidades na gestão de recursos do Fundeb

Itamar Bilibio, de Laguna Carapã, foi alvo de 5 apontamentos por parte de técnicos do TCE; punição foi aplicada por unanimidade
Arquivo -

O Tribunal Pleno do (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou, por unanimidade, parecer do conselheiro Osmar Jeronymo que multou o ex-prefeito Itamar Bilibio, de Laguna Carapã –a 284 km de . A penalidade é decorrente de irregularidades na gestão de verbas carimbadas da Educação.

Relatório de realizada em 2017 sobre o uso do (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) da Prefeitura de Laguna Carapã, referente ao período de janeiro a dezembro de 2016, indicou restrições que mereceriam justificativa do responsável.

Acionado, o ex-prefeito encaminhou suas argumentações, contudo, técnicos da 4ª ICE (Inspetoria de Controle Externo) consideraram que os problemas não foram totalmente saneados. O MPC (Ministério Público de Contas) também opinou pela existência de falhas, com emissão de recomendação e multa ao gestor.

Jeronymo, em seu relatório, indicou que foram identificadas ausências de controle patrimonial dos bens móveis e imóveis e de um almoxarifado; irregularidades em um veículo da frota da Secretaria Municipal de Educação, inadimplente quanto ao Seguro Obrigatório e com multas em atraso; falta de controle dos gastos com combustíveis na frota da pasta; e comprovantes de entrega ao Sicom fora do prazo (o que não foi apreciado por integrar autos à parte).

“A desobediência às prescrições legais pertinentes constatadas macula os atos de gestão praticados pelo responsável na administração pública no período examinado, impondo-se a aplicação de sanção prevista regimentalmente a quem lhe deu causa”, opinou o relator.

Bilibio foi multado em 100 Uferms (R$ 3.964) por conta das irregularidades, em decisão unânime do Tribunal Pleno. A atual gestão da Prefeitura de Laguna Carapã recebeu recomendação para adotar medidas que impeçam a repetição das falhas no futuro. Cabe pedido de reconsideração.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Voo da Azul faz pouso de emergência no Recife após piloto passar mal

Lula sanciona crédito consignado para CLT, incluindo motoristas de app

Bolsa Família

Em dois anos, mais de 5 mil famílias deixam o Bolsa Família em MS após aumento de renda

agepen detentas mulheres

Segunda chance: projeto busca ampliar contratações de egressos do sistema prisional em MS

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Gominho revela por que deixou casa de Preta Gil às pressas: ‘Ninguém expulsou’

Últimas Notícias

Política

Lula vem a Mato Grosso do Sul para discutir reforma agrária na fronteira com o Paraguai

Estão previstas possíveis agendas em Ponta Porã, Antônio João e Dourados

Famosos

Natural de MS, filho do Rei da Pornochanchada é capa da nova G Magazine

Oswaldo Cardoso é o primeiro nome da nova publicação da revista erótica G Magazine; modelo é filho de David Cardoso, o Rei da Pornochanchada

Cotidiano

Vacinação contra Influenza acontece neste final de semana em shopping de Dourados

Atendimento acontece das 14h às 20h, tanto no sábado quanto no domingo

Mundo

EUA: Avião faz manobra no ar para evitar colisão, e dois ficam feridos

Aeronaves chegaram a ficar a 7,78 quilômetros de distância uma da outra