Pular para o conteúdo
Transparência

Desembargadores negam conciliação de impasse sobre decretos em municípios do interior

Plantonista já havia marcado as audiências, mas relatores das ações revogaram as decisões horas depois
Arquivo -
(Prefeitura de Alcinópolis).

Desembargadores do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubaram, hoje (18), quatro liminares concedidas pelo desembargador plantonista Alexandre Bastos, as quais marcavam audiências de conciliação sobre o impasse envolvendo decretos municipais de Alcinópolis, Deodápolis, Ponta Porã e Fátima do Sul com o decreto estadual vigente, de medidas restritivas mais duras para enfrentamento à covid-19.

Bastos havia concedido as liminares pedidas pelo MPMS (Ministério Público Estadual) entre a noite de ontem (17) e a madrugada de hoje (18). Nas decisões, o magistrado agendava audiências de conciliação entre representantes de prefeituras e governo do Estado para a próxima terça-feira (22), às 15h.

Às 16h de hoje, o desembargador Eduardo Machado Rocha derrubou a liminar referente a Ponta Porã. Por volta das 17h, o desembargador Marco André Nogueira Hanson fez o mesmo com as decisões relacionadas a Alcinópolis e Fátima do Sul. Às 18h20 foi a vez do desembargador Sérgio Fernandes Martins revogar a liminar sobre Deodápolis.

Os magistrados justificaram que tinham julgamentos marcados para o mesmo dia e horário das audiências. Além disso, reforçaram que os decretos em confronto vigoram somente até o dia 24, próxima quinta-feira.

O MPMS ajuizou ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) para que as cidades que não cumpriram o decreto vigente entrem em conciliação de forma breve com o Executivo estadual. Uma reunião entre representantes dos entes chegou a ser realizada ontem (17), mas não houve consenso.

O decreto estadual da última quinta-feira (10) passou a determinar, e não mais recomendar, o cumprimento das medidas apontadas pelo (Programa de Saúde e Segurança na Econimia) nos municípios. Com o ato, 43 municípios ganharam bandeira cinza, de risco extremo para covid-19 e com permissão para funcionamento apenas de atividades essenciais.

A resistência dos prefeitos em adotar as medidas mais duras se deve à pressão de parte do comércio, setor diretamente impactado pelas restrições.

Em nota oficial publicada na segunda (14), o governo do Estado disse que o decreto partiu de um apelo da (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). O posicionamento ainda alerta aos prefeitos que atropelaram o ato para que “assumam a responsabilidade sobre as consequências”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
rua

Chuva alaga rua, esconde cratera e motorista entorta aro na Vila Planalto

Chuva forte em Campo Grande provoca alagamentos e prejudica trânsito em diversos bairros

Após temporal, plataforma do Terminal General Osório vira ‘rio’ em Campo Grande

ambulâncias

SAMU recebe novas ambulâncias em Campo Grande na sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

VÍDEO: Loja é alvo de furto e dois são presos em Maracaju

Últimas Notícias

Cotidiano

Sem asfalto ou com buracos, ruas alagadas viram desafio para condutores no Jardim Veraneio

Em 1h, Campo Grande registrou 18 milímetros de chuva

Cotidiano

VÍDEO: Avenida dos Cafezais volta a alagar com fortes chuvas em Campo Grande

Alagamentos são constantes na avenida no Jardim das Macaúbas

Polícia

Entrega da Medalha Tiradentes homenageia mais de 120 autoridades civis e militares de MS

Durante a solenidades foram entregues aos militares viaturas e fuzis

Le Blog Maria Antonia

Antes de se tornar o Papa, Bergoglio Animava Crianças com Hit de Dulce María

Antes de se tornar o Papa Francisco , Jorge Bergoglio já encantava os corações, especialmente os das crianças. Na Argentina, durante acampamentos de verão, o então bispo era conhecido por seu jeito leve e afetuoso, e por um gesto que ficou na memória de muitos: cantar com os pequenos a música “Salsicha com Purê”, sucesso … Continued