Pular para o conteúdo
Transparência

Após doação e com quatro aviões, Governo de MS quer contratar empresa de táxi-aéreo

Na mesma semana em que doou um dos aviões da frota ao estado do Acre, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou pregão eletrônico para contratar empresa de táxi-aéreo. Atualmente, o Estado tem cinco aeronaves. Um monomotor Beechcraft Bonanza A-36, prefixo PT-KIP, com seis lugares, passou a integrar a frota do Ciopaer (Centro Integrado […]
Arquivo -

Na mesma semana em que doou um dos aviões da frota ao estado do Acre, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou pregão eletrônico para contratar empresa de táxi-aéreo. Atualmente, o Estado tem cinco aeronaves.

Um monomotor Beechcraft Bonanza A-36, prefixo PT-KIP, com seis lugares, passou a integrar a frota do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) do Acre. Segundo o governo local, a aeronave foi integrada à frota no sábado (23). O governo de Mato Grosso do Sul não divulgou a doação.

Segundo a Agência Acre, o avião foi doado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Ele já pertenceu aos estados de e do e estava pelo menos há dois anos em Mato Grosso do Sul. 

Apesar da doação, nesta terça-feira (26), a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) abriu de registro de preço para contratar uma empresa de táxi-aéreo. A sessão do pregão foi agendada para as 8h de 9 de fevereiro.

Em nota, a SAD informou que o Bonanza foi cedido ao Estado pela União, “que entendeu e optou pelo retorno ao órgão de destino, pelo fato da aeronave não ter capacidade de operação técnica, não se enquadrando portanto, à necessidade do ”.

Sobre a locação de outra aeronave, a secretaria justificou que o ato se dará por meio de registro de preços, “o que representa que o Estado utilizará à medida que necessitar dos serviços, estes, ocorrerão somente caso as aeronaves oficiais do Estado estejam em manutenção ou haja necessidade simultânea de voos”.

Por fim, a pasta não detalhou quanto vai custar esse serviço, já que se trata de locação sobressalente e não há previsão de quantas horas/voo o governo irá contratar.

Em relação ao serviço de táxi-aéreo, conforme o Portal da Transparência do Estado, em 2020 o Estado gastou R$ 2,9 milhões. A SAD contratou a empresa Serrana Aviação Agrícola para prestar o serviço. Ao Jornal Midiamax, a empresa Serrana informou que os serviços prestados no ano passado estão relacionados com combate a incêndios. Aeronaves da empresa foram utilizadas nas ações do Estado durante a crise ocasionada por incêndios no Pantanal. 

Apesar do objeto do edital estar relacionado a táxi-aéreo, a contratação do ano passado é diferente da lançada nesta terça pelo Governo. O governo atualmente tem em sua frota quatro aeronaves: Beechcraft King Air A-100, prefixo PP-FOY; Cessna 182 Skylane, prefixo PR-NLH; Embraer 810C Seneca II, prefixo PT- ESJ e Cessna Citation II 550, prefixo PS-EMS.

*Texto alterado às 08h de 28 de janeiro para acréscimo de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)