Política / Transparência

Com chegada das vacinas, MP passa a acompanhar plano de imunização dos municípios

Com a chegada dos primeiros lotes de Coronavac a Mato Grosso do Sul, o MPMS (Ministério Público de MS) deu início à instauração de processos para acompanhar a imunização nos municípios do Estado. Recomendações expedidas às prefeituras de Campo Grande e Sidrolândia foram publicadas nesta terça-feira (19), na edição do Diário Oficial do órgão. Pelos […]

Danúbia Burema Publicado em 19/01/2021, às 08h03 - Atualizado às 08h42

Momento da chegada das vacinas na Base Aérea de Campo Grande (ACS)
Momento da chegada das vacinas na Base Aérea de Campo Grande (ACS) - Momento da chegada das vacinas na Base Aérea de Campo Grande (ACS)

Com a chegada dos primeiros lotes de Coronavac a Mato Grosso do Sul, o MPMS (Ministério Público de MS) deu início à instauração de processos para acompanhar a imunização nos municípios do Estado. Recomendações expedidas às prefeituras de Campo Grande e Sidrolândia foram publicadas nesta terça-feira (19), na edição do Diário Oficial do órgão.

Pelos procedimentos, foi solicitado que as prefeituras informem como farão a operacionalização do Plano de Vacinação contra a Covid-19, definido pelo Ministério da Saúde. Na orientação para Sidrolândia, assinada pela promotora de Justiça Janieli Basso, foi ressaltado que algumas das definições contidas no plano nacional precisam ser ajustadas. Como, por exemplo, em relação à adequação dos grupos prioritários, população-alvo, capacitações e estratégias para a vacinação.

Entre as preocupações estão questões relacionadas ao sistema eletrônico de cadastro no município, ao acompanhamento e gerenciamento de vacinas e também ao controle das doses recebidas. As Promotorias querem ser informadas, ainda, em relação à estimativa do quantitativo de pessoas integrantes dos grupos prioritários a serem vacinadas e se seus prontuários estão regularmente cadastrados junto à Secretaria de Saúde.

As gestões receberam prazo de cinco dias para repassar as informações solicitadas.

Jornal Midiamax