Pular para o conteúdo
Transparência

Câmara vota manobra para aumentar número de comissionados em Juti

Por meio de sessão extraordinária, vereadores de Juti devem votar nesta terça-feira (26) mudança na lei municipal enviada pelo chefe do Executivo para abrigar mais comissionados na administração. A alteração foi solicitada pelo prefeito Gilson Marcos da Cruz (PSD), que logo após ser empossado envolveu-se em polêmica ao nomear a esposa em seu primeiro escalão. […]
Arquivo -
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Por meio de sessão extraordinária, vereadores de devem votar nesta terça-feira (26) mudança na lei municipal enviada pelo chefe do Executivo para abrigar mais comissionados na administração. A alteração foi solicitada pelo prefeito Gilson Marcos da Cruz (PSD), que logo após ser empossado envolveu-se em polêmica ao nomear a esposa em seu primeiro escalão.

Com a repercussão negativa ele decidiu exonerá-la, mas enviou o Complementar n.º 001/2021, onde reduz a 15% o percentual de funções de confiança – destinados à de servidores já concursados. De olho na alteração, a Promotoria de Justiça já solicitou à Câmara relação nominal dos votos. Conforme informado pela assessoria de imprensa da Casa, todos os vereadores foram notificados do pedido.

Questionado em relação ao projeto, o prefeito informou que todo o projeto foi feito com acompanhamento jurídico. Mas, a manobra atraiu a atenção do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que em 2019 já havia emitido recomendação para colocar fim à farra de comissionados no município. Na época, a promotoria chegou a entrevistar os servidores e constatou que eles não atuavam em funções de confiança, mas em áreas técnicas.

Diante disso, foi acertado com a ex-prefeita pela Lei Complementar n.º 35/2020 que 44 cargos de confiança seriam preenchidos pelo quadro efetivo, que possuía a capacidade técnica para tal. Mas, com a troca de gestão, o novo prefeito alega que a redação atual “inviabiliza o exercício da administração municipal”. Sua proposta é reduzir a 15% as funções de confiança destinadas a concursados, o que restringiria os cargos a 7 e abriria espaço para mais comissionados. O caso gerou denúncia ao MP, que instaurou a notícia de fato n.º 01.202100000479-6.

Mudanças

Pela redação atual, o artigo 76 da Lei Complementar n.º 35/2020 diz o seguinte: “Art.76 . Fica estabelecido que os cargos de provimento em comissão previsto no Anexo II da Lei Complementar no 023/2017 serão ocupados por servidores do quadro efetivo, com exceção dos cargos de livre nomeação e exoneração: Procurador Jurídico, Controlador Geral, de Chefe de Gabinete, Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Secretário Municipal de Assistência Social, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretário Municipal de Finanças, Secretário Municipal de Infraestrutura, Secretário Municipal de Saúde Pública.”

Com a alteração proposta pelo prefeito, ele passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 76. Os cargos de provimento em comissão na estrutura administrativa do município de Juti são de livre nomeação e exoneração do chefe do Poder Executivo, sendo que 15% (quinze por cento) das deverão ser ocupadas por servidores escolhidos do quadro efetivo do funcionalismo municipal”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa

Com jornalista preso por estupro, Santa Casa diz que vai aguardar apuração da polícia

Esquema de fraude bilionária que cooptou professora de Dourados era liderado por chineses

Motoristas com placas final 3 e 9 têm até o fim de setembro para licenciar veículos em MS

Bitrem pega fogo em rodovia de Mato Grosso do Sul e motorista escapa ileso

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

Após 77 dias internada, Dayane morre na Santa Casa vítima de tiros do ex-marido

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

TJMS extingue de vez delegação de ex-deputado que deu calote milionário em taxas

Últimas Notícias

Cotidiano

Principal cidade turística de MS, Bonito agora tem 3 companhias aéreas em operação

De janeiro ao início de agosto, 38.125 passageiros passaram pelo aeroporto de Bonito

Transparência

Obra de drenagem em Bela Vista é vandalizada por paraguaios sob acusação de despejo de esgoto

Informação é contestada pela prefeitura sul-mato-grossense, que assegura escoamento exclusivo de águas pluviais

Famosos

Gominho expõe roubo de presente que ganhou de Preta Gil: ‘Faça bom proveito’

Em meio ao luto, presente que Preta Gil deu a Gominho teria sido furtado durante uma festa; entenda

MidiaMAIS

Grafites de Marilena Grolli ganham exposição na Casa de Cultura de Campo Grande

Mostra começa nesta quinta-feira (04), com visitação aberta ao público