Pular para o conteúdo
Transparência

Bolsonaro exonera Marun e nomeia mulher de líder do governo no conselho de Itaipu

Ex-governadora do PR deve permanecer no cargo até 2024
Arquivo -

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) formalizou a exoneração de da função de Conselheiro da Binacional, conforme publicação do DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (6). No lugar do engenheiro, Bolsonaro nomeou Maria Aparecida Borghetti, que deverá ficar no cargo até 16 de maio de 2024.

Indicado ao cargo pelo ex-presidente (MDB), em 2019, Marun já havia confirmado, no início de abril, que deixaria o posto de conselheiro – logo após a saída do general Joaquim Silva e Luna da direção geral da Itaipu para a presidência da Petrobrás. Naquela ocasião, uma mensagem vazada de um grupo de Whatsapp na qual o ex-conselheiro trouxe à tona a informação. Nela, Marun admitia que seu desligamento já estava sendo tratado há cerca de dez dias.

[Colocar ALT]
A ex-governadora do PR e atual conselheira da Itaipu, Maria Aparecida Borghetti, em agenda com o presidente | Foto: Reprodução | Facebook

A conselheira que assume o posto de Marun, Maria Aparecida Borghetti, é ex-governadora do Paraná e ex-deputada federal . Ela é esposa do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo barros (PP-PR). A nomeação de Cida Borghetti, como também é conhecida, já era ventilada nos bastidores. No mês passado, ela esteve com Bolsonaro e publicou foto do encontro em suas redes sociais.

Mandato polêmico

A estadia de Marun na Itaipu Binacional foi permeada por percalços. O ex-ministro de Temer chegou a ser desligado do cargo de conselheiro, sendo, posteriormente, reconduzido. Na época, a manobra reforçou a articulação do Centrão – bloco de partidos de centro e centro-direita – em apoio político a Bolsonaro em troca de cargos.

Marum foi deputado federal pelo MDB e, no governo Temer, desempenhou a função de ministro-chefe da Secretaria de Governo. Ao apagar das luzes do governo, ele foi indicado pelo então presidente ao cargo de conselheiro da Itaipu Binacional.

Já durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Marun foi alvo de ação movida pelo MPF (Ministério Público Federal), na qual teve a nomeação cassada por decisão liminar, chegando a ficar cinco meses afastado do cargo. A vitória pela manutenção na função de conselheiro ocorreu em segunda instância.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Roda de ônibus do Consórcio Guaicurus se solta no meio da rua em Campo Grande

Ação entre PF e Receita Federal em Dourados prende sete envolvidos em contrabando

Mundo da moda em luto: morre aos 91 anos Giorgio Armani, mestre da elegância

Elevador da Glória, atração turística de Lisboa, descarrila e deixa 15 mortos

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Risco de tempestade faz presidente do Paraguai cancelar visita à fronteira com MS

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Kate Middleton abandona o castanho e surge loira ao lado do príncipe William

No mês passado, surgiram fotos da Princesa de Gales que revelaram seu cabelo aparentemente mais claro. Mas como eles foram capturados através de uma janela de carro, era impossível dizer o quanto mais leve. Hoje foi confirmado: ela está oficialmente loira. Aparecendo ao lado de seu marido, o príncipe William, durante uma visita ao Museu … Continued

Famosos

João Guilherme resgata polêmica do cropped e debocha de Rafael Cardoso: ‘Decaiu’

João Guilherme não se segurou e deu alfinetadas em Rafael Cardoso, que está cotado para entrar em A Fazenda 17

Cotidiano

Com imunização de 2.600 cães em agosto, Dourados mantém vacinação itinerante

Imunização é feita pelo Centro de Controle de Zoonozes

Cotidiano

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

Além das interdições, 24 trechos da BR-163 operam em sistema “Pare e Siga”