Pular para o conteúdo
Transparência

Banco Central autoriza bancos a prorrogarem parcelas de financiamentos pelo FCO por até um ano

Medida beneficia atividades não rurais e até agricultura familiar afetados pela pandemia
Arquivo -

O do Brasil autorizou a prorrogação de parcelas de financiamentos realizados com recursos do FCO (Fundo Constitucional de do Centro-Oeste) por até 12 meses, com o objetivo de aliviar setores e atividades mais afetados pela pandemia da covid-19.

Além do FCO, a resolução também autoriza prorrogação de parcelas do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte e do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste). A autorização consta em resolução publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (30).

Conforme a publicação, as entidades financeiras que administram o FCO poderão prorrogar por até doze meses as parcelas com vencimento entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2021, vencidas e a vencer, das operações de crédito não rural contratadas com recursos desses fundos até 31 de dezembro de 2020.

Serão beneficiados mutuários cuja atividade tenha sido prejudicada em decorrência das medidas de distanciamento social adotadas para mitigar os impactos da pandemia provocada pela Covid-19, mantidas as demais condições contratuais.

A publicação também beneficia mini e pequenos produtores rurais, inclusive agricultores familiares, inclusive inadimplentes até 31 de dezembro de 2020, desde que regularizem a situação até a prorrogação.

“Para efeito da prorrogação de que trata esta Resolução, cabe à instituição financeira atestar a dificuldade temporária para reembolso do crédito por mutuário ou por mini ou pequeno produtor rural. Os bancos deverão encaminhar ao Ministério do Desenvolvimento Regional, até 28 de fevereiro de 2023, um comparativo analítico entre a inadimplência observada após a plena execução do disposto nesta Resolução”, traz a publicação.

No mesmo relatório, entidades também deve fazer comparativo do que era esperado em termos de inadimplência, caso não houvesse a possibilidade de prorrogação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é espancada e esfaqueada nas costas por marido ao negar sexo em MS

Gominho quebra o silêncio após morte de Preta Gil: ‘Minha amiga descansou’

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Funsat

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Moraes alerta que live pode levar à prisão de Bolsonaro e bloqueia Pix de Eduardo

Ministro do STF deu prazo de 24 horas para a defesa do ex-presidente apresentar explicações sobre postagens nas redes

Polícia

Foragido, ex-policial militar condenado por contrabando de cigarros é preso após reconhecimento facial  

Ex-policial foi preso na Praça da Sé em São Paulo

MidiaMAIS

Férias na Biblioteca: atividades gratuitas continuam nesta terça-feira

Projeto gratuito proporciona atividades lúdicas durante a semana para crianças e adolescentes que estão de férias

Esportes

Onde assistir: terça tem Brasil na Copa América Feminina e brasileiros na Sul-Americana

Vasco busca 'milagre' para reverter desvantagem; Bahia joga fora de casa