Pular para o conteúdo
Transparência

Após indícios de ‘fura-filas’, MPMS dá 10 dias para prefeito de Ivinhema adotar plano de vacinação

O MPMS (Ministério Público Estadual) concedeu dez dias para que o prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (DEM), e o respectivo secretário municipal de Saúde, Zeine Mustafá, se manifestem pela delimitação da vacinação de servidores municipais apenas a profissionais que efetivamente estão na prestação de serviço na área da saúde, dentro da rede pública. O prazo […]
Arquivo -
vagas Prefeitura de Ivinhema | Foto: Reprodução | Google Maps
Prefeitura de Ivinhema | Foto: Reprodução | Google Maps

O MPMS (Ministério Público Estadual) concedeu dez dias para que o prefeito de , Juliano Ferro (DEM), e o respectivo secretário municipal de Saúde, Zeine Mustafá, se manifestem pela delimitação da ção de apenas a profissionais que efetivamente estão na prestação de serviço na área da saúde, dentro da rede pública.

O prazo consta em recomendação publicada no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta terça-feira (23) – referente a recomendação conjunta assinada pelos promotores de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki (de Saúde) e Daniel Nascimento Brito (do Patrimônio) – e foi motivada após indícios de que o município procedeu com imunização em profissionais “que apenas possuem relação indireta com a saúde, como digitadores, técnicos”, além de servidores “cujo ofício não guarda qualquer relação com a saúde”.

Conforme a publicação, o acatamento da recomendação não traz prejuízo da apuração da responsabilidade quanto aos atos pretéritos e eventuais denúncias recebidas pelo MPMS, e pede abstenção “imediatamente de vacinar profissionais pertencentes aos quadros da estrutura da municipalidade cujo mister não se relacione a grupo de profissionais da saúde”.

A recomendação conjunta também determina que o município priorize, dentro do quadro de prioridades delineadas pelo PNI, “em havendo remanescente de vacinas pela otimização da política pública municipal, a vacinação do grupo de idosos, onde a faixa de letalidade se concentra e é maior” e que uniformize e exija “o correto e completo preenchimento dos dados, das informações pessoais e do fundamento da vacinação pelo funcionário competente”.

O MPMS quer que a 2ª Promotoria de Justiça de Ivinhema seja informada de toda a remessa de vacinas recebidas pelo município e que após a aplicação, no prazo de 5 dias úteis, receba a lista completa e legível com nome completo, local de trabalho, documento oficial dos vacinados, bem como justificativa da vacinação, além de que as mesmas sejam incluídas no Portal da Transparência do município.

“Informa-se, de igual forma, que, quanto àqueles que foram vacinados fora do grupo prioritário, a 2ª Promotoria de Justiça requisitará a instauração de inquérito policial para a apuração da conduta pelo crime de , bem como remetido procedimento a 1ª Promotoria de Justiça para apurar a prática de improbidade administrativa”, traz a recomendação, com data de 19 de fevereiro de 2021.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cachorro é encontrado morto e tutor preso em flagrante no Centro de Campo Grande

Idosa é atropelada por carro ao atravessar a rua na Vila Bandeirantes

Pacientes lotam UPA Coronel Antonino, com fila até para o lado de fora

Exposição itinerante destaca trajetória da urbanista corumbaense Carmen Portinho

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Acusado de matar Alex golpeado com pedaços de concreto é condenado a 13 anos de prisão

Últimas Notícias

Política

Lideranças políticas de MS participam da Marcha dos Prefeitos

Evento em Brasília discute melhorias para os municípios

Cotidiano

Com 259 casos confirmados em Campo Grande, distrito de Anhanduí enfrenta epidemia de dengue

Informação foi confirmada pela Sesau, após força tarefa na região para combater o mosquito

Política

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Grupo teria recebido R$ 20 milhões, valor que chamou atenção em investigação informal

Famosos

Paula Fernandes revela que não sabia sobre ser ‘cancelada’: “Nunca entendi”

Cantora disse que nunca entendeu o que as pessoas tinham contra sua pessoa