Pular para o conteúdo
Transparência

Além de adolescentes, vacinação ilegal contra a Covid em Cassilândia beneficiou mais pessoas

Funcionários de funerária sem contato com corpos, diretores de entidades e outros servidores teriam se beneficiado de doses de imunizante
Arquivo -

A 1ª Promotoria de Justiça de Cassilândia –a 435 km de – confirmou a abertura de procedimento preparatório para verificar o fornecimento ilegal de vacinas contra o novo coronavírus por uma servidora municipal. O caso, como noticiado pelo Jornal Midiamax, chamou a atenção pelo fato de 2 adolescentes terem conseguido se imunizar, sendo um deles filho de uma vereadora.

O edital 7/2021/01PJ/CLA, publicado na edição desta segunda-feira (12) do Diário Oficial do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), já disponível para consulta, comunica a instauração do procedimento tendo como requerida a servidora Idalmélia Antônia de Oliveira e outros.

Relatos do Conselho Municipal de Saúde ao MPMS apontaram que mais pessoas furaram a fila foram imunizadas indevidamente. Entre elas, em 20 de janeiro de 2021, uma dentista aposentada da prefeitura, que, conforme depoimento tomado, teria ido à Secretaria Municipal de Saúde e obtido a imunização com a Coronavac.

A investigação também cita os 2 adolescentes, de 16 e 17 anos, imunizados irregularmente com doses da , vacina desenvolvida pela Oxford/. Ambos teriam sido imunizados com base em listas emitidas por estabelecimentos farmacêuticos –onde atuavam, de fato– e dados como funcionários.

A questão em relação aos adolescentes está no fato de a bula da vacina da AstraZeneca não recomendar sua aplicação em menores de 18 anos. Conforme a apuração, o servidor responsável pela vacinação não se atentou ao fato de ambos serem menores por conta da fisionomia de ambos.

Mais tarde, descobriu-se que um dos adolescentes é filho de uma vereadora. Ao Midiamax, ela negou que tenha ocorrido interferência política para favorecer o garoto na imunização, sequer tendo autorizado a aplicação –responsabilizando a Secretaria Municipal de Saúde. Em razão das restrições impostas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a reportagem deixou de identificar a vereadora e seu filho.

Mais pessoas teriam participado de esquema ‘fura-fila’

Contudo, mais pessoas teriam sido imunizadas, segundo levantou o Conselho Municipal de Saúde. Funcionários do sistema funerário que não têm contato direto com cadáveres potencialmente contaminados –secretária, vendedores de planos póstumos e proprietários, por exemplo– e agentes administrativos (como presidentes de instituições de longa permanência, secretário e diretor de entidades filantrópicas) teriam sido indevidamente vacinados.

Segundo as informações preliminares, “foi possível constatar possíveis casos de violação à lista dos grupos prioritários, haja vista constar como vacinados servidores públicos que, a priori, não estão atuando na linha de frente de combate à Covid”, casos de uma artesã e uma veterinária, “além de menores de idade que trabalham em farmácias sem que exerçam a função de farmacêutico”.

A servidora responsável pela aplicação das vacinas já foi ouvida. Ela teria informado não saber que a dentista havia se aposentado recentemente.

A apuração trata a questão como ato de administrativa “consistente no fornecimento de vacinas em desacordo com o plano de vacina contra a Covid-19”, diante da violação da ordem sequencial dos grupos prioritários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito de Terenos é preso por fraude em licitação durante operação do Gaeco

Comissão da Alems analisa prestação de contas do quadrimestre dos Poderes

Polícia Científica

Agesul homologa licitação para construção do Centro de Estudos da Polícia Científica

Organização de eventos poderá custar até R$ 2,20 milhões para Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos é preso por fraude em licitação durante operação do Gaeco

Justiça aceita ação e manda intimar Patrola e Engenex por desvios de R$ 7,3 milhões

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

Ensino superior no Brasil pode mais que dobrar salário

Últimas Notícias

Política

Agentes do Gaeco fazem devassa na prefeitura de Terenos

Operação levou para prisão o prefeito Henrique Wancura (PSDB)

Famosos

Ana Castela tem atitude inusitada ao falar sobre suposto affair com Zé Felipe: ‘Apaga’

Ana Castela voltou a falar sobre os boatos que apontam um suposto relacionamento com o cantor Zé Felipe

Emprego e Concurso

Aprovados no ‘Enem dos Concursos’ devem confirmar interesse nos cargos nesta terça-feira

A etapa é obrigatória e essencial para que os candidatos permaneçam na lista de espera

Política

Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe descontos de sindicatos no INSS

Agora, projeto de lei segue para análise do Senado Federal