A Fundação de Serviços da Saúde (Funsaud), responsável pela administração da UPA e Hospital da Vida, vai passar por reestruturação administrativa. O anúncio foi feito pelo prefeito (PP) na última sexta-feira (19).

“Irei apresentar a reestruturação da Funsaud, inclusive com redução de cargos. Há ainda a possibilidade de realizarmos uma auditoria externa”, disse em discurso o prefeito. Segundo ele, embora as dívidas cheguem a R$ 72 milhões, será possível recuperar a saúde financeira da Fundação.

Criada em 2014, a Funsaud tem um saldo negativo mensal de R$ 2,5 milhões. A conta não fecha há vários anos. Isso gerou atraso na folha de pagamento de médicos, de quase cinco meses, e de falta de pagamento de fornecedores de materiais para a UPA e Hospital da Vida.

A realização de uma auditoria externa para apurar a dívida milionária da Funsaud tem ganhado o centro das discussões na Câmara Municipal de . Entre os que defendem investigação nas contas do órgão, que foi deixado pela gestão passada até com contas de energia elétrica atrasadas, estão o médico Diogo Castilho (DEM) e a jornalista Lia Nogueira (PP).