Tribunal pede que SES reforce com urgência atendimento em aldeias e quilombos de MS
Recomendação do conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Osmar Jeronymo, pede que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) adote medidas de urgência para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus nas comunidades indígenas e quilombolas do Estado. Pelo despacho TC 4083/2020, ele aponta a necessidade de maior […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Recomendação do conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Osmar Jeronymo, pede que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) adote medidas de urgência para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus nas comunidades indígenas e quilombolas do Estado.
Pelo despacho TC 4083/2020, ele aponta a necessidade de maior aporte de recursos direcionados a essas comunidades. A intensificação no atendimento deve-se a precariedade em que vivem essas populações. Muitos das aldeias, por exemplo, enfrentam dificuldades até para acesso à água potável, o que dificulta medidas preventivas de contaminação.
Além disso, a recomendação é baseada no artigo 19-E da Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regula os serviços de saúde no País e dá aos estados incumbência de atuar de forma complementar no custeio e execução de ações voltadas ao atendimento das comunidades.
O documento é acompanhado de relatório realizado por equipe técnica da divisão de fiscalização do TCE-MS e sugere ainda que os gastos com as comunidades sejam devidamente registrados no Portal da Transparência.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.