O Consórcio Saint Nicholas I arrematou por R$ 5,235 milhões o lote 9 do da (Agência Nacional de Energia Elétrica), que compreende instalações em Mato Grosso do Sul. O lote teve deságio de 60,22% e o lance do consórcio venceu outros 16 participantes, em leilão que segue em curso nesta quinta-feira (17), em .

O leilão faz parte do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do , que tem como perspectiva geração de 14.881 empregos durante a construção dos empreendimentos, com prazo para operação comercial de 42 a 60 meses em concessões de 30 anos, a partir do contrato.

Conforme a Aneel, o lote 9 se refere a uma extensão de 6km de linhas de transmissão e subestação com potência de 300 MVA e fica em , na região de Dourados e que têm como finalidade obras estruturais para o sistema elétrico que supre a região sul do estado, de forma a viabilizar um atendimento elétrico adequado ao crescimento do mercado local e mitigando problemas pontuais de suprimento nos próximos anos, em especial, na rede de distribuição em 138kV que é atendida a partir da subestação Guaíra.

Além do lote referente a MS, mais 10 empreendimentos estão em leilão e exigirão cerca de R$ 7,3 bilhões de investimentos nos próximos 5 anos, com previsão de instalação de mais 1.958 quilômetros de rede.

Os lances vencedores consideram a menor proposta de remuneração anual a ser paga aos empreendedores. Quanto maior o deságio, maior a economia aos consumidores, já que a remuneração dos vencedores entrará no cálculo das contas de energia.