Pular para o conteúdo
Transparência

MS e Amazonas fazem acordo para informatizar sistema de licenciamento ambiental

Um termo de acordo de cooperação técnica entre o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) foi divulgado pelo governo sul-mato-grossense. Com este termo, será viabilizado a MS o sistema informatizado de licenciamento ambiental.  Conforme publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira (24), o […]
Arquivo -
Encontro foi em Manaus
Encontro foi em Manaus

Um termo de acordo de cooperação técnica entre o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de ) e o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do ) foi divulgado pelo governo sul-mato-grossense. Com este termo, será viabilizado a MS o sistema informatizado de licenciamento ambiental. 

Conforme publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira (24), o objeto do termo é a realização de parceria técnica que assumem entre os estados, para possibilitar o intercâmbio tecnológico, seja por compartilhamento de infraestrutura, códigos-fonte, cessão de uso, documentação, treinamentos e outros, visando a melhoria do monitoramento e proteção ambiental, tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Amazonas.

O acordo, ainda segundo o termo, não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes, e cada estado deverá arcar  com eventuais despesas necessárias à execução do acordo.

A vigência é de dois anos, contada a partir da data de assinatura, realizada em 27 de dezembro do ano passado, porém, publicada apenas nesta quinta-feira (24), mas pode ser prorrogada por períodos iguais e sucessivos, mediante Termo Aditivo, desde que devidamente justificado com no mínimo 30 dias antes do término da vigência.

O termo foi assinado pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges Barros de Araújo e pelo diretor-presidente do Ipaam, Juliano Marcos Valente de Souza. 

Borges foi a em dezembro do ano passado e se reuniu com Valente, tomando a decisão em conjunto sobre o termo de cooperação. Na época, o diretor-presidente do Imasul comentou que foi ao Amazonas para conhecer o sistema informatizado. “No Imasul, nós já temos o sistema da Outorga de Uso de Recursos Hídricos, o nosso Cadastro Ambiental Rural e o eFlorestal. Nosso objetivo agora é modernizar o licenciamento ambiental. Queremos dar mais celeridade na análise de processos de licenciamento, evitar análise subjetiva, informatizando o direcionamento, com modelos padrão de relatório, parecer e vistoria”, disse André Borges.

Em troca, o Amazonas se interessou pelo sistema de outorga de uso de recursos hídricos. “O termo prevê a customização do sistema para a nossa realidade, de acordo com o nosso regramento de licenciamento ambiental. Esse trabalho será feito pela Federal de Lavras, que desenvolveu o software. A previsão é de que o sistema seja implantado em 2020”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pecuarista denuncia confinamento por reter animais irregularmente em MS

câmara animais ubea

Câmara aprova criação de Unidade de Bem-Estar Animal em Campo Grande

‘Novas sanções de Trump ao Brasil é imprevisível’, diz Flávio Bolsonaro

‘Estão perseguindo ele’: internautas defendem ‘Pobre Loco’, alvo de operação contra falsificação de anabolizantes

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

‘Bala na nuca’: Ex-presidente da OAB defende prisão domiciliar de Bolsonaro

Últimas Notícias

Transparência

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Decisão suspendeu multa milionária contra o município em ação movida pelos empresários do ônibus

MidiaMAIS

Morre aos 67 anos Jairo Lara, ex-integrante do Grupo Acaba e referência do violão de 7 cordas no Brasil

Músico faleceu na manhã desta terça-feira (5), devido a complicações de uma pneumonia

Cotidiano

Inscrições para mais de 800 vagas em cursos de idiomas na UFMS seguem abertas até dia 11

Cursos não possuem mensalidade, mas taxa de inscrição é cobrada, assim como materiais devem ser adquiridos pelos estudantes

Brasil

STF, Planalto e Congresso são cercados por grades novamente após prisão de Bolsonaro

Ordem para colocar grades foi determinado após buzinaço em frente a Esplanada dos Ministérios