Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS recomenda que entidade beneficente investigada por nepotismo interrompa contratações

O MPMS (Ministério Público Estadual) recomendou à Associação dos Amigos da Casa de Abraão se abstenha de efetivar contratação dos seus próprios administradores ou gestores para o exercício remunerado de atividades, direta ou indiretamente. A recomendação, publicada no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta segunda-feira (21), corre dentro do Procedimento Preparatório n.º 06.2019.00...
Arquivo -

O (Ministério Público Estadual) recomendou à Associação dos Amigos da Casa de Abraão se abstenha de efetivar contratação dos seus próprios administradores ou gestores para o exercício remunerado de atividades, direta ou indiretamente.

A recomendação, publicada no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta segunda-feira (21), corre dentro do Procedimento Preparatório n.º 06.2019.00001800-9, que apura eventual desrespeito os Princípios da Impessoalidade e Moralidade Administrativa em prática análoga ao . No caso, trata-se da contratação direta de pessoas ligadas intimamente à gestora da entidade para prestação de serviços, sendo estes Osmar Almeida (companheiro de Edméa Almeida Couto) e Maurício Fernandes Nolasco (irmão de Osmar Almeida).

Desta forma, a publicação também recomenda abstenção de efetivar a contratação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de membro dos Conselhos, da Diretoria ou de funcionário que ocupe cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício remunerado de atividades, direta ou indiretamente.

O MPMS também pede abstenção de efetivar a contratação de empresas ou entidades das quais seus integrantes dos órgãos deliberativo, executivo e de fiscalização ou seus parentes até 3º grau sejam diretores, gerentes, sócios ou acionistas, salvo se a contratação se der em favor da entidade, a título gratuito.

Por fim, a recomendação pede que a presidência da entidade assuma imediatamente a função de administração executiva, conforme previsto no Estatuto Social, “cessando a delegação da administração da entidade a terceiros, por meio de procuração”; e que “promova a dispensa dos funcionários Maurício Fernandes Nolasco e Osmar Almeida, ante o vínculo com Edméa Almeida Couto”.

O MPMS estipula prazo de 20 dias úteis para que a Associação dos Amigos da Casa de Abraão se manifeste por
escrito acerca da recomendação, “quanto à intenção de acatar ou não a presente Recomendação, parcialmente ou por inteiro”, conclui documento assinado pelo promotor de Justiça Gevair Ferreira Lima Jr, com data de 9 de agosto de 2020.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

Com o resultado, o time paulista chegou a 19 pontos e subiu para a 12ª colocação

Loterias

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

As dezenas sorteadas nesta quinta-feira foram: 14 – 24 – 36 – 44 – 46 – 54

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)