Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS recomenda a delegado de MS restituir bens apreendidos somente após decisão judicial

O MPMS (Ministério Público Estadual) recomendou ao titular da Delegacia de Polícia de Cassilândia e a seus substitutos que adotem a forma escrita para todas as restituições de bens apreendidos, independente da natureza delitiva. A recomendação também pede que as autoridades se abstenham de colher requerimento do interessado pela forma telefônica ante a dificuldade de […]
Arquivo -

O (Ministério Público Estadual) recomendou ao titular da Delegacia de Polícia de e a seus substitutos que adotem a forma escrita para todas as restituições de bens apreendidos, independente da natureza delitiva. A recomendação também pede que as autoridades se abstenham de colher requerimento do interessado pela forma telefônica ante a dificuldade de documentação e que em casos de delitos de , os delegados se abstenham de atender a pedido de restituição de valores em dinheiro realizado de modo informal.

A recomendação, que consta no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta segunda-feira (21), também pede que a Corregedoria da PCMS (Polícia Civil de ) tome providencias para a fiel e estrita obediência à lei do Sisnad (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas), no tocante à liberação de bens, “no sentido de todas as apreensões em dinheiro no contexto de tráfico de drogas, realizadas na comarca de Cassilândia”, de forma que somente sejam restituídas ao interessado após decisão judicial com previa manifestação do MPMS.

Em uma segunda recomendação que consta na mesma edição do DOMP, o MPMS pede que o delegado de Cassilândia e demais servidores que lhe substituírem adotem as cautelas necessárias para o atendimento de advogados e advogadas em igualdade de condições, sobretudo na ocasião de registro de Boletins de Ocorrências.

A nova recomendação também pede que os agentes e servidores públicos se abstenham de praticar atos de polícia, tais como registros de boletins de ocorrência, diligencias, buscas etc., quando dentre as vítimas ou beneficiarias do serviço estiverem parentes e familiares até o terceiro grau, como medida de garantir-se a isenção da atividade policial e de não se utilizar a persecução penal para conferir prioridade/beneficio de qualquer natureza a pessoas relacionadas com policiais.

Para ambas as recomendações, o MPMS requisita aos destinatários resposta por escrito quanto ao acolhimento, ou não, das recomendações, no prazo de dez dias. As publicações são assinadas pela promotora de Justiça Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cassilândia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil