Pular para o conteúdo
Transparência

Ministério Público dá 30 dias para Agepen responder sobre instalação de câmaras de segurança em presídios de Campo Grande

O MPMS (Ministério Público Estadual) recomendou à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) a adoção de providências para aperfeiçoamento das investigações em caso de morte de detentos nas unidades prisionais de Campo Grande. A recomendação, publicada no DOMP (Diário Oficial do Ministério Público) desta quinta-feira (27), é assinada pela promotora de Ju...
Arquivo -

O (Ministério Público Estadual) recomendou à (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) a adoção de providências para aperfeiçoamento das investigações em caso de morte de detentos nas unidades prisionais de .

A recomendação, publicada no DOMP (Diário Oficial do Ministério Público) desta quinta-feira (27), é assinada pela promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, da 50ª Promotoria de Justiça, e é resultado ao apurado na Notícia de Fato nº 01.2020.00000638-0, na qual foram discutidas, com demais autoridades atuantes no da Capital, maneiras de se aperfeiçoar as investigações concernentes aos eventos de morte ocorridos no interior das unidades prisionais de Campo Grande.

Assim, a recomendação aponta que a Agepen deverá disponibilizar meios para que os envolvidos nos eventos de morte (colegas de cela e potenciais testemunhas) sejam ouvidos, de forma imediata, em local específico e adequado, no interior da unidade prisional, pela respectiva autoridade policial.

A recomendação também determina providência imediata à autoridade policial de cópia dalista dos Agentes Penitenciários de plantão e de expediente na data do fato e de demais informações relevantes, além de providenciar instalação e/ou manutenção regular de câmeras de segurança em áreas estratégicas das unidades penais, a fim de que se encontrem sempre em funcionamento.

Por fim, a recomendação determina providência imediata de cópia das imagens internas dos presídios à autoridade policial, e determinação de urgência na tramitação de PADICs que apurem morte de internos nas unidades prisionais.

A Agepen tem 30 dias para responder, por escrito, sobre a adoção ou não da presente recomendação, informando as providências implementadas ou que pretende implementar (neste último caso, com cronograma de atividades), em caso positivo. “Deverão, ainda, com fundamento no parágrafo único do art. 45 da Resolução nº 015/2007/PGJ, providenciar, incontinenti, a divulgação adequada e imediata da presente recomendação, sem prejuízo da que deverá ser determinada por este Parquet no âmbito do DOMP”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Família confirma que velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

Com cem vagas disponíveis, curso gratuito capacita profissionais e acadêmicos de Educação Física

PL define metas pró-Bolsonaro e prioridade no Congresso será anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Coveiro acusado de vender túmulo em cemitério público ‘some’ sem devolver dinheiro

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Padrasto confessa ter colocado chumbinho em bolinho que matou jovem de 19 anos

Últimas Notícias

Cotidiano

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

A formação tem por objetivo habilitar os pretendentes a adoção para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável

Brasil

Fujão: preso é flagrado tentando fugir por janela de hospital

Policiais penais impediram a fuga do detento

Sem Categoria

Adolescente de 13 anos desaparece e preocupa familiares em Campo Grande

Raissa vestia um casaco de cor vermelha, blusa de cor rosa, calça jeans e estava de chinelo quando desapareceu no domingo (20)

Cotidiano

Procon Municipal encontra variação de 233% em serviços de barbearias em Campo Grande

Pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (21)