O Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) solicitou a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), do Ministério da Ciência e Tecnologia, emissão de parecer técnico para concessão de Certificado de Qualidade em Biossegurança para áreas com nível de biossegurança NB-1.

A informação consta no extrato prévio 7259/2020, assinado pela coordenadora do CTNBio, Tassiana Fronza Pinho, no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (27). Conforme a publicação, a solicitação, enviada pela presidente da Comissão Interna de Biossegurança do Lacen-MS, Rita de Cássia Campos da Conceição, encontra-se em análise.

“A CTNBio esclarece que este extrato prévio não exime a requerente do cumprimento das demais legislações vigentes no país, aplicáveis ao objeto do requerimento”, complementa o extrato.

Recentemente, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde) pontuou que o Lacen-MS seria autossuficiente no processamento de amostras biológicas de exames de Covid-19 do tipo RT-PCR (biologia molecular), com a aquisição de duas máquinas novas importadas na Alemanha. A expectativa é que pelo menos um dos equipamentos entre