Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça determina que Detran-MS cumpra nomeação de concursados para cargos

A Justiça determinou que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) cumpra a nomeação dos cargos por servidores concursados. O órgão tem 15 dias para o cumprimento da ordem e efetivar 30% dos cargos com funcionários concursados. A decisão acontece após dois anos da recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Inicialmente, em […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Justiça determinou que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) cumpra a nomeação dos cargos por servidores concursados. O órgão tem 15 dias para o cumprimento da ordem e efetivar 30% dos cargos com funcionários concursados. A decisão acontece após dois anos da recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Inicialmente, em setembro de 2018, o juiz David de Oliveira, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais, determinou, em caráter liminar, que o departamento demitisse 50% dos comissionados que ocupassem os cargos de chefia para dar lugar aos concursados.

No mês seguinte, atendendo a recurso ajuizado pelo Detran, o presidente do , Divoncir Schreiner Maran suspendeu a decisão. Desta vez, a decisão foi que, ao invés de 50%, fosse de 30%.

Em sua decisão, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, diz que o Detran-MS poderá impugnar a sentença, mas que a mesma não terá efeito suspensivo, pois a tutela já foi antecipada por dois anos.

“Mesmo que tenha impugnação ao cumprimento da sentença, a decisão […] deverá ser cumprida, sob pena de crime de desobediência e possibilidade de infração à lei de improbidade administrativa”, diz trecho da decisão.

A decisão também terminada que uma cópia da sentença do acórdão da intimação pessoal ao ex diretor-presidente do Detran, Roberto Hashioka Soler, seja encaminhado à delegacia de Polícia Civil para que um inquérito seja instaurado pelo crime de desobediência. O crime de improbidade administrativa também será investigado pelo Ministério Público.

Cargos comissionados

Após dois anos após recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para exonerar  todos os ocupantes de cargos em comissão alheios às funções de chefia, direção e assessoramento que atuavam no serviço de vistoria e identificação veicular, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) estaria mantendo os comissionados em pelo menos 5 municípios.

O prazo era de 30 dias e o procedimento foi arquivado porque o Promotor recebeu aviso do ex diretor-presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka, garantindo que a recomendação tinha sido atendida. Mas, dados oficiais do próprio Governo do Estado desmentiram o cumprimento.

A orientação do Ministério Público foi feita no para apurar o favorecimento de comissionados como assistentes de vistoria, que tramitou sob o n.º 06.2015.0000304-4 na 31ª Promotoria de Justiça de .

Na ocasião, o promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri recomendou a exoneração e o chamamento de aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso no Quadro Permanente de Pessoal do Detran-MS realizado em 2014.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Concorrente não paga custas e Justiça extingue ação que tentava barrar licitação da loteria estadual

Conversão na BR-163 causa acidente entre carreta e caminhão com carga de cerveja em Campo Grande

Davi Brito diz que Mani Reggo não tem direito ao seu patrimônio: ‘Ganhou muito’

‘Momentos de tortura’: Vítima de esteticista teve necrose nos lábios em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Município mantém multa de R$ 12,2 milhões contra Consórcio Guaicurus por descumprir contrato

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

braga netto

Tereza e Nelsinho conseguem autorização de Moraes para visitar Braga Netto

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ai que dó’: pescador salva sucuri da morte em rio de Mato Grosso do Sul

Logo após ser salva, sucuri saiu em disparada e submergiu nas águas ao som de aplausos e gritos de comemoração

Sem Categoria

Carona? Casal é flagrado levando cachorro em moto na Duque de Caxias

Cena chamou a atenção de condutores que passavam pela avenida na manhã desta terça-feira

Polícia

‘Cidade Segura’: 2ª fase de operação em Brasilândia cumpre mandado contra família do tráfico

O filho da investigada, também suspeito de envolvimento com o tráfico, fugiu momentos antes da chegada das equipes e ainda não foi localizado. 

Política

Vereadores de Dourados discutem implementação do Plano de Arborização Municipal

Comissão de Meio Ambiente pretende realizar reunião pública no mês de maio