Pular para o conteúdo
Transparência

Governo de MS estuda aumentar salário de auditores e fiscais com incorporação de produtividade

Mudança levaria ao aumento do salário fixo de auditores fiscais e fiscais tributários, categorias já conhecidas pelos altos vencimentos.
Arquivo -
Mudança levaria ao aumento do salário fixo de auditores fiscais e fiscais tributários, categorias já conhecidas pelos altos vencimentos.

O governo estadual estuda proposta apresentada por representantes de auditores fiscais da receita e fiscais tributário, que pretende a incorporação do adicional de produtividade fiscal ao salário-base. Na prática, a mudança acarretaria no aumento da remuneração fixa destes servidores.

A diretoria do Sindifiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários de ) se reuniu há duas semanas com o titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Felipe Mattos, para entregar a proposta. A ideia da entidade era colocar o texto para votação ainda este ano, o que não ocorreu. O projeto sequer chegou ao Legislativo.

Segundo o presidente do Sindifiscal-MS, Francisco Carlos de Assis, a minuta também já circulou na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e na SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização). Na última terça-feira (15), o Conselho Deliberativo do sindicato discutiu a ideia em reunião.

A incorporação do adicional de produtividade fiscal ao salário de auditores e fiscais é apresentada pelo Sindifiscal-MS sob o verniz de que traria maior “segurança jurídica” sobre a remuneração das categorias.

“Hoje nós temos duas verbas remuneratórias: o salário-base e a produtividade fiscal. Como a produtividade fiscal cresceu e agora representa um percentual acentuado, nossa proposta é transformar parte disso em salário-base. Não vai alterar nada. As duas verbas já têm a glosa da Previdência”, defende.

Conforme portal da Transparência do governo estadual, um fiscal tributário chega a receber R$ 35,8 mil de salário-base. No caso de auditores fiscais da receita, até R$ 68,4 mil. O quadro da Sefaz conta com 193 auditores fiscais da receita e 479 fiscais tributários.

A reportagem procurou a Sefaz, que ainda não se manifestou sobre a proposta.

MPMS recomendou corte em produtividade para fiscais aposentados

O pagamento de produtividade fiscal às categorias foi alvo de investigação do (Ministério Público Estadual). Em 2019, o órgão recomendou ao governo estadual que cortasse o benefício dado a servidores aposentados da classe.

Inerte diante da sugestão, o governador (PSDB) foi acusado por funcionários públicos de ignorar o MPMS para favorecer a eleição de Francisco Carlos de Assis ao Sindifiscal-MS. O corte do benefício seria fatal para a candidatura do hoje presidente, irmão do então secretário especial de Governo Carlos Alberto de Assis.

Instituída por lei estadual em 2002, a regalia também foi alvo de críticas de representantes de diversas outras categorias do serviço estadual, como professores, policiais e até trabalhadores do judiciário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

jardim

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Últimas Notícias

Brasil

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

Besta sexta-feira da Paixão (18)

Cotidiano

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Cancelamentos devem a ausência às urnas nas últimas três eleições

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções