Os 53 km da BR-382 entre Guia Lopes da Laguna e estão recebendo serviço de e limpeza da vegetação nas margens da rodovia. Com recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento Rural), o investimento completa o pacote de obras de recuperação de toda a malha viária da região, incluindo a conclusão da pavimentação da MS-178 ( do Curê) e o asfaltamento de 23,6 km da mesma MS-382, entre o centro de Bonito e a entrada da Gruta do Lago Azul.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) licitou o projeto executivo da de , adequação da capacidade de tráfego, segurança e drenagem do trecho. 

Sendo assim, a via atende também ao e integra a nova rota turística que se projeta com a abertura do Corredor Bioceânico Mato Grosso do Sul-Chile, a partir de Porto Murtinho. 

Portanto, conforme o trade turístico local, a MS-382 é uma rodovia estratégica dentro do cenário que se desenha para o fomento do turismo na região com o Corredor Bioceânico, interligando-se à BR-267 (Jardim-Porto Murtinho) e à BR-262 (Miranda e Corumbá). 

Tapa-buraco

Além da obra terceirizada do tapa-buraco da MS-382, a Agesul mantém uma frente de serviços coordenada pela regional de Jardim para garantir a manutenção de estradas estaduais e municipais de revestimento primário para atender o escoamento de grãos, cuja produção se expande na região, e o acesso ao . Outro trecho da MS-382, entre Bonito e o Rio Naitaca (Porto Murtinho), recebe patrolamento e cascalhamento numa extensão de 14 km.

Contudo, na mesma estrada, também está sendo construído uma galeria e uma ponte de concreto de 40 metros sobre o Córrego Aquidabã, integrando uma região importante na produção pecuária. Ainda em Porto Murtinho, a Agesul supervisiona a fase final da reforma da ponte de madeira (53 metros) sobre o Córrego Jaguatirica. Em Bonito, a agência está alargando a pista e cascalhando a vicinal que demanda a fazenda São Geraldo, região agrícola.