Pular para o conteúdo
Transparência

Com vacinação abaixo dos 40%, Corumbá é alvo de recomendação para ampliação de cobertura vacinal

O MPMS (Ministério Público Estadual) publicou recomendação à prefeitura de Corumbá com o objetivo de, no prazo de 60 dias, promova ampliação da cobertura vacinal no município, a fim de alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A recomendação consta no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta sexta-feira (30). A recomendação foi publicada após […]
Arquivo -

O (Ministério Público Estadual) publicou recomendação à prefeitura de com o objetivo de, no prazo de 60 dias, promova ampliação da cobertura vacinal no município, a fim de alcançar a meta estabelecida pelo . A recomendação consta no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta sexta-feira (30).

A recomendação foi publicada após constatação de que os indicadores de Corumbá acusam cobertura vacinal geral de apenas 39,8%, conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde – índice muito abaixo ao recomendado, o que importa em risco real à saúde coletiva da população deste município, conforme alega o MPMS.

Assim, a Prefeitura de Corumbá é solicitada a providenciar, dentro do prazo mencionado, elaboração de Plano de Ação Municipal, capacitação permanente de recursos humanos, intensificação do estímulo e conscientização à população da importância do cumprimento integral do Calendário Nacional de Vacinação e implantação de serviço de vigilância das Coberturas Vacinais no município.

A recomendação também pede que seja feito, no mínimo uma vez ao ano, o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC), para avaliar a situação vacinal e as razões da não vacinação para uma ou mais vacinas e que haja sistema efetivo de vigilância dos eventos adversos pós-vacinação. A publicação também recomenda que o município tenha espaço adequado para acondicionamento de imunobiológicos e almoxarifado para outros insumos (seringas, agulhas, caixas térmicas, bobinas reutilizáveis, entre
outros) e que as salas de vacinação tenham estrutura adequada de armazenamento destes insumos.

A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá, pede que a Prefeitura promova aperfeiçoamento do atendimento nas salas de vacinação da rede básica.

Também pede que sejam notificadas oficialmente as creches, berçários, centros de educação e escolas da rede pública e particular localizadas nos municípios, principalmente as de ensino infantil, para que seja verificado se os alunos matriculados estão com a carteira de vacinação irregular (Lei Estadual nº 3.924, de 30 de junho de 2010.

De acordo com a publicação, o procedimento a ser adotado em casos de recusa ou omissão de vacinação de crianças e adolescentes por seus responsáveis legais é notificar o . Além disso, pede que sejam implementados grupos e/ou ações permanentes de divulgação por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, dentre outras medidas eficazes para atingir o público-alvo das vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Após notificação, a Prefeitura de Corumbá tem dez dias úteis para comunicar se acatará ou não a recomendação, com encaminhamento de documentos hábeis a comprovar a efetivação das medidas. Não adotando as providências, o MPMS pode tomar as medidas cabíveis em desfavor do responsável. Para conferir a recomendação na íntegra, clique AQUI.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

vander iof

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Nelson Cintra (Henrique Arakaki

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Últimas Notícias

Cotidiano

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Interessadas em acompanhar os debates devem fazer a inscrição no evento gratuitamente

Mundo

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Após chegar na costeira, o Tufão Whipa enfraqueceu e se tornou uma tempestade severa

Emprego e Concurso

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de concurso com salário até R$ 41,8 mil

Inscrições começam nesta quarta-feira (23)

Sem Categoria

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

A ação será realizada em sete unidades da ESF, além de um drive-thru do ginásio poliesportivo