Após ser alvo de ação judicial para destravar a fila de espera por exames de raio-x, o município de oficializou nesta quarta-feira (10) a empresa Lotus Indústria e Ltda como vencedora do pregão presencial de n.º 49/2019 aberto para compra do equipamento.

O resultado da foi publicado no Diário Oficial da União e o aparelho será destinado ao Hospital da Vida. O valor ofertado pela empresa para a venda foi de R$ 80,9 mil. A compra inclui ainda a compra de um aspirador de secreção elétrico móvel e de um eletrocardiógrafo, que serão fornecidos pela V.S Costa & Cia Ltda.

Ao todo, o certame tinha custo estimado de R$ 288,5 mil, conforme dados do Portal da Transparência do município. Entretanto, pelo menos dois lotes não tiveram propostas, e em outros dois elas foram fracassadas. O resultado do pregão pode ser conferido clicando aqui.

Briga judicial

Com falta de equipamento de raio-x para atender a população do segundo maior município do Estado e entorno, o MPMS (Ministério Público de ) ingressou com liminar solicitando o restabelecimento imediato do serviço para os 3.111 pacientes que aguardam na fila do SUS (Sistema Único de Saúde). Conforme o MPMS, o problema na rede pública da cidade se arrasta desde 2018, tendo sido alvo de notícia de fato, procedimento preparatório e inquérito civil. Procurada, a secretaria de Saúde do município não teria respondido aos questionamentos feitos nos processos.