Se as redes sociais já eram usadas com intensidade nas eleições passadas, em 2020, parecem terem sido ainda mais adotadas por candidatos. Só para propaganda impulsionada na , candidatos de Mato Grosso do Sul destinaram R$ 1.190,619 em 30 dias, segundo dados do Facebook, que disponibilizou ferramenta para acompanhar os gastos de publicidade.

Candidatos de MS gastaram R$ 1,1 milhão em propaganda paga nas redes sociais, aponta plataforma
Tabela aparece na plataforma disponibilizada pelo Facebook.

Na TV e no rádio, a propaganda eleitoral terminou na quinta-feira (12), mas os candidatos podem fazer campanha na internet até sábado (14), um dia antes da votação das eleições 2020. Permissão para propaganda paga na imprensa acaba nesta sexta-feira (13).

No caso do montante citado, são postagens publicadas nas redes sociais Facebook e Instagram, que recebem dinheiro dos candidatos para alavancarem o alcance e, desta forma, a publicação chegar a mais eleitores. São relacionadas contas de candidatos a vereadores e prefeito de todo o Estado.

Liderando o ranking no Estado, está o candidato a prefeito de (PV), cujo montante chega a R$ 86.630. Em seguida, os postulantes (PSL) com R$ 84.049, Paulo Matos (PSC), R$ 43.533, além de uma segunda página ligada a Siqueira, que destinou R$ 42.768.

A lista mostra, ainda, o candidato a prefeito da Capital Marcio Fernandes (MDB) com impulsionamento de R$ 26.436 e Mauro Thronicke (PSL), candidato a prefeito de , empenhando R$ 26.076. Atual prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) aparece na relação com gastos de R$ 20.362 e Ciro Nogueira Fidelis, candidato a vereador do PSL, R$ 20.373.

Na plataforma, há também consulta por nome de candidato e, ao clicar no link, o usuário é direcionado a uma espécie de perfil com o conteúdo da postagem e a quantia paga a título de impulsionamento de cada um. No ambiente virtual, é possível ver cada postagem impulsionada, bem como o valor destinado à propaganda.