Pagamentos de diárias que somaram R$ 180 mil em 2019 pagas a apenas três vereadores de , município sul-mato-grossense com pouco mais de 19 mil habitantes, serão investigados pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Inquérito civil foi instaurado pela Promotoria do município, após denúncia sobre os valores que estariam sendo pagos como forma de complementação salarial. Na manifestação que deu origem ao processo, foram anexados extratos do mostrando as remunerações dos vereadores em cada um dos meses.

Em um dos casos, as diárias excederam um terço dos salários pagos ao vereador durante todo o ano. Em outro, a soma dos pagamentos de adicionais feitos no decorrer de 2019 chegou a R$ 90 mil.

Por fim, a denúncia aponta que para o terceiro vereador, que estaria com comprometido, o pagamento de diárias vem sendo feito como forma de remuneração permanente. Também será investigada a concessão do benefício em período de recesso, quando o trio estaria no município não tendo, portanto, justificativa para o recebimento.

Os trabalhos serão conduzidos pelo promotor de Justiça Adriano Barrozo da Silva, conforme publicação no Diário Oficial do MPMS desta quarta-feira (12). O andamento das investigações pode ser acompanhado pelo sistema do Ministério Público por meio do Inquérito Civil n.° 06.2020.00000118-4.

A reportagem tentou contato com a Câmara de Sonora, mas não obteve retorno em virtude do horário de . Permanece aberto o espaço para manifestação dos vereadores sobre o recebimento das diárias. Os nomes são preservados porque a investigação está em fase inicial, ainda sem parecer do MPMS.