Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS aceita por unanimidade recurso contra filho de Reinaldo por roubo de propina

A 2ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aceitou por unanimidade, em julgamento ocorrido há pouco, recurso do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra a decisão que rejeitou denúncia criminal de roubo majorado contra Rodrigo de Souza e Silva, filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O […]
Arquivo -
Julgamento ocorreu na tarde desta terça-feira (17). (Leonardo de França
Julgamento ocorreu na tarde desta terça-feira (17). (Leonardo de França

A 2ª Câmara Criminal do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aceitou por unanimidade, em julgamento ocorrido há pouco, recurso do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra a decisão que rejeitou denúncia criminal de roubo majorado contra Rodrigo de Souza e Silva, filho do governador (PSDB).

O recurso do Ministério começou a ser votado na última terça-feira (11), durante a sessão da 2ª Câmara Criminal. Na ocasião, haviam votado a favor o relator do caso, desembargador José Ale Ahmad Netto, e o desembargador Jonas Hass Silva Júnior. O juiz em substituição Waldir Marques pediu vistas do caso para poder votar, adiando o julgamento.

Nesta terça-feira (17), os dois desembargadores mantiveram o voto aceitando o recurso do MPMS, sendo acompanhados pelo juiz Waldir, que após pedido de vista também se manifestou pela continuidade da denúncia. Conforme o TJMS, após julgamento favorável ao recurso o processo deve retornar à juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna, da 4ª Vara Criminal de .

Rodrigo é acusado pelos três promotores do Patrimônio Público de Campo Grande, Adriano Lobo Viana de Resende, Marcos Alex Vera de Oliveira e Humberto Lapa Ferri por ser o mandante de um roubo de propina que deu errado e por ter supostamente encomendado uma execução.

A reportagem do Jornal Midiamax tentou entrar em contato com o advogado de defesa de Rodrigo, Gustavo Passarelli, mas ele não atendeu nem retornou às ligações até a publicação desta matéria. Ele não compareceu à sessão de julgamento nesta tarde.

Revelação constou em decisão do STJ

Filho do governador Reinaldo Azambuja, Rodrigo ficou preso por cinco dias após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deflagrar a Operação Vostok. Na época, o aposentado Luiz Carlos Vareiro, 61 anos, afirmou que teria sido contratado por Rodrigo para roubar e executar o corretor de gado José Ricardo Gutti Gumari, o ‘Polaco’.

A revelação constou na decisão do ministro Felix Fisher. Segundo a decisão, “no bojo das investigações, verificou-se a possível arregimentação de eventual eliminação/morte de um dos atores da organização criminosa, o investigado José Ricardo Gutti Gumari, conhecido como “Polaco”, em decorrência da sua ausência de fidelidade a organização”.

Conforme o documento, Polaco estaria chantageando os envolvidos no esquema, sob ameaça de que faria uma delação premiada. Consta ainda que o Preso por suposto roubo de veículo na BR-262, Vareiro denunciou o plano, supostamente encabeçado pelo filho do governador.

Na época, o lavador de carros denunciou que roubou “propina” de R$ 270 mil paga por integrantes da administração estadual a Polaco. Articulador do roubo, Vareiro exigiu a presença do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para revelar como orquestrou o crime.

De acordo com denunciante, o filho de Reinaldo Azambuja teria lhe procurado para encomendar o roubo da propina destinada a Polaco, além da morte do corretor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mosquito Aedes aegypti. (Foto: Arquivo Midiamax)

MS registra mais um caso de óbito decorrente da Chikungunya

Perfumes contrabandeados que seriam levados a SP são apreendidos na MS-376

Bolsonaro nega à PF contato com governo Trump para buscar sanções

VÍDEO: homem é preso após furtar tampa de fiação elétrica na 14 de Julho

Notícias mais lidas agora

claudinho serra

Claudinho Serra, assessor e empreiteiro foram presos por ‘lavagem’ e organização criminosa

MPMS entra na mira da Corregedoria por deixar aprovados em concurso ‘na geladeira’

Servidora nomeada por Reinaldo agilizava esquema de fraudes e recebia até R$ 50 mil de propina

Brasil lembra time de Dorival com empate sem brilho no Equador na estreia de Ancelotti

Últimas Notícias

Esportes

Liga das Nações: Brasil derrota EUA e mantém 100% de aproveitamento

O palco do confronto será o Maracanãzinho

Trânsito

Motorista fica preso às ferragens em acidente entre carretas na BR-267

Motorista ficou preso às ferragens e precisou ser socorrido pelos Bombeiros

Esportes

Argentina vence em Santiago e deixa Chile praticamente fora da Copa do Mundo

Messi, que iniciou a partida no banco reservas, entrou aos 11 minutos da etapa final

Cotidiano

Campo Grande e mais 54 cidades de MS estão sob alerta de temporais com granizo

O alerta vai até às 9h desta sexta-feira (06)