Pular para o conteúdo
Transparência

Suspeita de acordo entre empresas leva à suspensão de licitação em prefeitura de MS

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) concedeu prazo de 5 dias para a prefeitura de Figueirão prestar esclarecimentos ou corrigir falhas detectadas no pregão presencial n.º 19/2019, aberto para contratar empresa para confecção de material gráfico. Entre os problemas identificados, foi apontado indício de conluio entre as empresas participantes. […]
Arquivo -
(Divulgação
(Divulgação

O (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) concedeu prazo de 5 dias para a prefeitura de prestar esclarecimentos ou corrigir falhas detectadas no pregão presencial n.º 19/2019, aberto para contratar empresa para confecção de material gráfico. Entre os problemas identificados, foi apontado indício de conluio entre as empresas participantes.

Conforme informado pelo prefeito Rogério Rosalin (PSDB), o procedimento já foi suspenso justamente por conta dessa falha, identificada pelo sistema de controle prévio instalado na administração municipal.

Segundo decisão publicada no Diário Oficial do TCE-MS, a equipe técnica verificou que na consulta de preços as empresas enviaram orçamento para a prefeitura com cópia para as concorrentes. Para a equipe técnica, a situação ‘pode caracterizar conluio entre a Prefeitura e as empresas que apresentaram orçamento na pesquisa de preços’.

Foi apontado ainda indício de relação entre duas empresas consultadas, ambas com mesmo e-mail e telefone, além de sobrenomes dos proprietários sugerindo parentesco entre eles, ferindo o princípio da ampla competitividade. Na decisão, o conselheiro Barbosa determinou que a gestão apresente os esclarecimentos ou já corrija as falhas apontadas. 

Em resposta ao Jornal Midiamax, o prefeito de Figueirão afirmou que houve falta de sincronismo com o TCE-MS, pois o município conseguiu antecipar-se à decisão após controle interno da administração municipal perceber as falhas no pregão.

“Essa licitação foi fracassada porque o próprio controle interno da prefeitura diagnosticou orçamentos errados que a empresa mandou. Os orçamentos vieram de um único e-mail, tinha conversa das empresas, a Controladoria interna já tinha identificado esse erro”, disse.

De acordo com o setor jurídico, o aviso de cancelamento foi publicado no Diário da (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) no dia 4 de setembro. Ainda conforme o prefeito, o serviço de impressão de materiais gráficos está paralisado e a licitação será iniciada novamente.

Ele reclamou da conduta das empresas no processo. “Hoje você solta licitação acha que são várias empresas, mas na verdade é a mesma com vários CNPJs”, criticou. “Nós vamos recomeçar tudo de novo”, finalizou. A reportagem não conseguiu contatar as empresas participantes e, por isso, elas não terão os nomes mencionados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Últimas Notícias

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.