Pular para o conteúdo
Transparência

Sindicato do Detran-MS reclama de número de comissionados no órgão

O presidente do Sindetran (Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito), Otacílio Sakai Júnior, se mostrou insatisfeito com a proposta do Governo do Estado de aumento da carga horária dos servidores públicos em duas horas. Após sair da reunião com o titular SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), Roberto Hashioka, que ocorreu […]
Arquivo -
Sindicato do Detran-MS reclama de número de comissionados no órgão
(Foto: Marcos Ermínio)

O presidente do Sindetran (Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito), Otacílio Sakai Júnior, se mostrou insatisfeito com a proposta do Governo do Estado de aumento da carga horária dos servidores públicos em duas horas. Após sair da reunião com o titular SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), , que ocorreu na tarde desta segunda-feira (11) para também tratar do PDV (Plano de Demissão Voluntária), o sindicalista afirmou que houve aumento na quantidade de comissionados e que parecia que “a crise é só para os servidores de carreira”.

“É difícil explicar isso para o servidor, sendo que o exemplo não está vindo de cima. Você vê que houve aumento no número de comissionados e aumento no salário de muitos comissionados, então fica difícil esse discurso de crise”, afirmou Sakai.

De acordo com ele, o sindicato irá pedir que um estudo seja feito para averiguar a necessidade de se fazer o aumento de 2 horas. “Essa redução de duas horas não foi solicitada pelo servidor, foi o próprio governo que solicitou para reduzir os custos da máquina”.

Sakai lembrou que algumas agências que funcionam em já têm horário estendido e que um aumento nos outros locais poderia ocasionar problemas. “Às vezes falta material de consumo básico e o Estado não tem dinheiro para repor. Não queremos brigar com o Estado, a gente só quer ser justo, ter material de trabalho, quer ter estrutura de trabalho e valorização do servidor”, alegou o sindicalista.

‘Cabide de empregos’

Na semana passada reportagem do Jornal Midiamax denunciou que o ex-diretor presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro Dino (PP), ainda estaria ‘mandando’ no órgão estadual, segundo denunciam servidores.

Segundo a denúncia, feita por servidores de carreira lotados no órgão, as mudanças na direção após a Operação Antivírus sempre preservaram o poder de e do grupo político que ele representa.

O deputado estadual Gerson Claro Dino (PP), que deixou o cargo de diretor-presidente do (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em 2017, após ser preso em investigação de suspeitas de corrupção, ainda estaria ‘mandando’ no órgão estadual, segundo denunciam servidores.

Claro nega. No entanto, confrontado pela reportagem sobre a recente nomeação de um aliado político, admitiu influência na definição de comissionados para cargos de chefia no Detran-MS.

Segundo a denúncia, feita ao jornal por servidores de carreira lotados no órgão estadual, as mudanças na direção após a Operação Antivírus sempre preservaram o poder de Gerson Claro e do grupo político que ele representa.

Logo após a prisão do atual deputado pelo PP, passaram pela presidência do Detran-MS o ex-prefeito de , Roberto Hashioka, e o servidor Luis Carlos da Rocha Lima, que está no cargo até o momento.

Entretanto, Claro continuaria definindo quem ocupa funções estratégicas e arrumando espaço para acomodar aliados políticos em cargos técnicos. Um dos voluntários de sua campanha Genis Garcia Barbosa, foi nomeado para cargo em comissão de Gerência Executiva e Assessoramento, símbolo DCA-10, da agência do Detran-MS no Prático do Aero Rancho, em Campo Grande.

O decreto 611 foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em 27 de fevereiro de 2019. Porém o novo servidor emendou o feriado de Carnaval e até a tarde de quinta-feira (7) não tinha aparecido na agência para começar a trabalhar. (Com Danúbia Burema e Éser Cáceres)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Atacante holandês tentou uma cavadinha em cobrança de pênalti quando o placar ainda não havia sido aberto, mas acabou defendido pelo ex-goleiro corinthiano Walter

Cotidiano

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que em 2025, 88 postos em MS foram fiscalizados, sendo 22 deles autuados por irregularidades

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada

Cotidiano

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

"In Illo uno unum" são as palavras, pronunciadas em um sermão por Santo Agostinho, que o Pontífice escolheu como seu lema episcopal. Uma referência ao Bispo de Hipona também no brasão, com a imagem de um livro fechado sobre o qual repousa um coração transpassado por uma flecha