Pular para o conteúdo
Transparência

Projeto quer reservar 20% das vagas na UEMS para moradores do MS

Pessoas que comprovem morar no Mato Grosso do Sul por 10 anos de forma ininterrupta podem ter reservadas 20% das vagas oferecidas para graduação na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) se um projeto de lei protocolado nesta quinta-feira (28) for aprovada pela Assembleia Legislativa. De acordo com o texto do projeto, os […]
Arquivo -
O curso mais concorrido em 2019 foi o de Medicina. Foto: Arquivo Midiamax
O curso mais concorrido em 2019 foi o de Medicina. Foto: Arquivo Midiamax

Pessoas que comprovem morar no por 10 anos de forma ininterrupta podem ter reservadas 20% das vagas oferecidas para graduação na (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) se um projeto de lei protocolado nesta quinta-feira (28) for aprovada pela Assembleia Legislativa.

De acordo com o texto do projeto, os beneficiados devem comprovar a estadia no Estado pelo período mínimo com apresentação de documentos como histórico escolar, contas de água, luz e telefone, contrato de aluguel, entre outros.

Já na justificativa da proposta consta que ela foi feita “objetivando a garantia de que um maior número de profissionais formados pela UEMS permaneçam em nosso Estado e exerçam aqui as suas atividades, beneficiando, assim a população sul-mato-grossense nas mais diversas áreas”, explica o texto.

Atualmente, a UEMS conta com 8,5 mil alunos de 160 cursos de graduação, mestrado, doutorado e especialização. O autor do projeto, deputado (PSDB), afirma ainda que muitos dos formados no local migram para o Estado com o único objetivo de conquistar seus diplomas e depois retornam para seus estados.

“Ocorre evidente prejuízo ao Estado de Mato Grosso do Sul e, consequentemente, ao povo sul-mato-grossense, tendo em vista que os investimentos realizados pelo nosso Estado para a formação de bons profissionais nas mais diversas áreas não estão sendo aproveitados pela nossa população, mas por moradores de outras regiões”, finaliza.

A UEMS possui 15 campi nas cidades de Dourados, sede da universidade, Campo Grande, Aquidauana, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Amambai, Ponta Porã, Paranaíba, , Maracaju, Cassilândia, , Jardim e Glória de Dourados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Uma semana após HC negado, Claudinho Serra tenta recurso para deixar prisão

Comércio de MS deve lucrar em torno de R$ 300 milhões no Dia dos Pais

Voo para os EUA tem alarme falso de bomba após mensagem de ‘descanse em paz’ em celular

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

Trump ameaça tarifas de até 100% contra a Rússia, em 50 dias, se não houver acordo sobre a Ucrânia

Últimas Notícias

Polícia

Grupo técnico criado para desafogar a Deam terá as atividades prorrogadas por mais 90 dias

O grupo foi criado após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte

MidiaMAIS

Vereador faz trajeto de bicicleta até Aparecida do Norte em agradecimento pela vida do filho

Vereador Beto Avelar (PP) percorre o Caminho da Fé para pagar promessa a Nossa Senhora Aparecida

Política

PT avança conversas com Simone Tebet e Fábio Trad para fortalecer palanque de Lula em MS

Prioridade número um do Partido dos Trabalhadores é reeleger o presidente Lula

Polícia

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Sophie e a mãe, Vanessa Eugenia, foram mortas carbonizadas por João Augusto de Almeida — pai da bebê e esposo da jovem