Proibição de cobrança de taxa por religação de água e luz é aprovada em 1ª votação
Projeto de lei que proíbe cobrança de taxa para religação de energia elétrica e água foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A medida tramita há seis meses e tinha recebido parecer contrário da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Mesmo assim, nesta quarta-feira (18), 11 deputados estaduais foram contra o parecer, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto de lei que proíbe cobrança de taxa para religação de energia elétrica e água foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A medida tramita há seis meses e tinha recebido parecer contrário da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Mesmo assim, nesta quarta-feira (18), 11 deputados estaduais foram contra o parecer, portanto, a favor da lei, enquanto outros sete parlamentares concordaram com a opinião da CCJ.
Na comissão, que analisa a constitucionalidade dos projetos de leis antes de ir para votação em plenário, entendimento foi de que somente a União pode legislar em assuntos que envolvam energia elétrica.
De autoria do deputado Felipe Orro (PSDB), a proposta quer proibir as concessionárias de energia e água responsáveis pelo abastecimento em Mato Grosso do Sul de cobrar taxa para o consumidor conseguir religar os serviços, cortados por falta de pagamento das contas.
A restrição não deve se aplicar quando o consumidor tiver pedido a interrupção ou quando houver suspensão do fornecimento por ato ilícito do usuário. “No caso de corte de fornecimento, por atraso no pagamento do débito que originou o corte, a concessionária tem que restabelecer o fornecimento de energia elétrica ou água, sem qualquer ônus ao consumidor, no prazo máximo de 24 horas, após a quitação do débito correspondente”.
Os deputados ainda vão analisar em 2ª votação. Se aprovada também nesta instância, a medida segue para análise do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancioná-la.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.