Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura de Selvíria abre sindicância e promete apurar e punir empresas

A Prefeitura de Selvíria informou que abriu sindicância para apurar se empresas teriam combinado preços para participar de licitação, após fiscalização do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) detectar indícios de fraude com orçamentos do pregão feitos com mesma grafia. “Se for comprovado que houve conduta dolosa, as empresas vão ser […]
Arquivo -
Prefeitura de Selvíria abre sindicância e promete apurar e punir empresas
Licitação foi suspensa até correção das irregularidades. Foto. Divulgação

A Prefeitura de Selvíria informou que abriu sindicância para apurar se empresas teriam combinado preços para participar de licitação, após fiscalização do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) detectar indícios de fraude com orçamentos do pregão feitos com mesma grafia.

“Se for comprovado que houve conduta dolosa, as empresas vão ser apenadas e impedidas de contratar com o município no prazo previsto de dois a cinco anos”, informou o pregoeiro da prefeitura, Geraldo Sousa. Ele reiterou a suspensão do processo licitatório – feita por decisão do TCE – e informou que as providências estão sendo tomadas.

E informou que a prefeitura não sabe a causa da verossimilhança na grafia dos orçamentos. Uma das possibilidades levantadas é que o mesmo escritório de contabilidade tenha sido contratado para fornecer orçamento pelas empresas, informou o pregoeiro.

Ele afirma, contudo, que o caso pode ser resultante de mero erro no processo de tomada de preços. “A sindicância vai apurar o grau da conduta, se foi infração leve, média ou grave. Se for grave resultará em processo administrativo. Agora se foi por ignorância do funcionário da empresa, aí cabe advertência”, ressaltou.

Mesma letra

O TCE determinou a suspensão imediata de licitação no valor de R$ 664.940,20 feita pela Prefeitura de Selvíria para aquisição de materiais de higiene e limpeza. O processo havia sido feito modalidade pregão presencial, mas em fiscalização foram encontrados orçamentos de empresas distintas com mesma grafia.

As irregularidades foram remetidas ao TCE pela Divisão de Fiscalização e Contratação Pública. Conforme a análise, foram detectadas entre as irregularidades preços diferentes dos praticados no mercado; possível combinação de orçamentos por similaridade na grafia de preenchimento; e ausência de ampla pesquisa de preços.

Em seu voto, o conselheiro Flávio Kayatt destacou a medida cautelar para afastar a iminência de um possível dano. Ele também reiterou a importância da devida pesquisa de preços em processo licitatório para que se obtenha a melhor relação custo-benefício nas contratações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cartao sus

Imigrante da Bolívia recebe cartão do SUS para atendimento eletivo em Corumbá

CNH sem autoescola? Governo estuda acabar com exigência de aulas para carteira de habilitação

Diretora de regulação da Agems é reconduzida ao cargo para mais quatro anos

Idosa morre em veículo após mal súbito na MS-162 em Dourados

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passo (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

pastor legendarios se pronuncia sobre igreja catolica 3

Pastor do Legendários se pronuncia após Igreja Católica desaconselhar movimento

Últimas Notícias

Mundo

Ataque russo atinge prisão ucraniana e mata pelo menos 17 pessoas

Ao menos 42 detentos foram hospitalizados com ferimentos graves

Política

Senadora Tereza Cristina cobra Lula sobre tarifaço: ‘passou da hora’

Ela reforça que Lula deve entrar em contato com Trump

Esportes

Juventude AG de Dourados confirma vaga no Campeonato Estadual de Futsal

Competição começa em agosto e é classificatória para Copa do Brasil e Taça Brasil

Trânsito

Técnica de enfermagem morre em acidente na BR-060 em Sidrolândia

Vítima era passageira de veículo carregado com cigarros contrabandeados. Motorista foi preso