Pular para o conteúdo
Transparência

Nas alegações finais, primeiras sentenças da Lama Asfáltica devem sair nos próximos dias

Nas alegações finais da ação penal, as primeiras sentenças da Operação Lama Asfáltica devem ser disponibilizadas nos próximos dias pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, quase quatro anos após a deflagração da primeira fase da operação, em julho de 2015. Ações são movidas pelo MPF (Ministério Público Federal) por crimes de lavagem de […]
Arquivo -

Nas alegações finais da ação penal, as primeiras sentenças da Operação Lama Asfáltica devem ser disponibilizadas nos próximos dias pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, quase quatro anos após a deflagração da primeira fase da operação, em julho de 2015.

Ações são movidas pelo MPF (Ministério Público Federal) por crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos ou valores contra o ex-secretário estadual de Obras e secretário especial do Ministério dos Transportes , Flávio Garcia Scrocchio e Rachel Rosana de Jesus Portela Giroto e pelo MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul).

Nesta fase do processo, após a manifestação do MPF, o responsável pelos julgamentos dos casos na Justiça Federal de MS, o juiz Bruno Cézar da Cunha Teixeira, não é obrigado a seguir um prazo para dar sua sentença.
Apresentada força-tarefa do Ministério estadual, a ação tramita sob sigilo na 1ª Vara Criminal de , mas as oitivas das testemunhas foram realizadas entre novembro e dezembro de 2018, ou seja, com processo mais próximo também de uma sentença. Neste processo, são réus o servidor público Donizeti Rodrigues da Silveira, Edson Giroto, Elza Cristina Araújo dos Santos, Éolo Ferrari, João Afif Jorge, João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Maria Wilma Casanova Rosa, Rômulo Tadeu Menossi e Wilson Roberto Mariano de Oliveira.

O MPF fez dez denúncias sobre o caso, sendo que nove já foram aceitas pelo juiz. Dessas, três estão suspensas porque a defesa alega não ter acesso integral ao inquérito sobre a coleta de lixo em Campo Grande, que deu origem aos processos. Giroto, a esposa e o cunhado estão presos há nove meses por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Operação Lama Asfáltica

A Operação Lama Asfáltica conta com seis fases deflagradas pela e teve início em investigações que levaram a suposto esquema de corrupção envolvendo a administração do executivo estadual e empreiteiras para superfaturamento de obras de manutenção de estradas estaduais e asfalto de rodovias.

A operação descobriu que o dinheiro lavado pelos réus seria empregado na compra de fazendas e que empreiteiras chegaram a locar equipamentos inexistentes para o governo estadual.

Contratos milionários de tecnologia da administração pública também são alvo da investigação. Na última fase da operação, a Polícia Federal apurou que dinheiro estaria sendo encaminhado para fora do Brasil, para o Paraguai, em esquemas de lavagem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em dia simbólico para mulheres negras, Nala foi coroada Miss Trans Plus Size em concurso 

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Carro fica completamente destruído após motorista bater em carreta na MS-141

Jovem de 20 anos é decapitado e tem órgãos retirados do corpo em aldeia de Paranhos

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Irredutível: Trump avisa que tarifaço é realidade e passa a valer 1º de agosto

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo aproveita erros do Fluminense, se segura no fim e vence a 3ª seguida no Brasileirão

Resultado fez o São Paulo encerrar a 17ª rodada com 22 pontos, próximo do G-6

Esportes

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhas

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhasForam dois ouros, três pratas e sete bronzes

Brasil

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

Adesão ao acordo com governo pode ser feita até novembro

Esportes

Ceará surpreende e acaba com série invicta do Cruzeiro dentro do Mineirão

Cruzeiro corre riscos de perder a liderança ao término da rodada