Pular para o conteúdo
Transparência

MPF pede que prefeitura em MS controle frequência de profissionais do SUS

A Prefeitura Municipal de Naviraí, a 359 km de Campo Grande, deve adotar medidas para controlar a frequência de servidores públicos do SUS (Sistema Único de Saúde), especialmente de médicos e odontólogos. A recomendação é do MPF (Ministério Público Federal) e do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), já que o município tem […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/Prefeitura de Naviraí
Foto: Divulgação/Prefeitura de Naviraí

A Prefeitura Municipal de , a 359 km de , deve adotar medidas para controlar a frequência de servidores públicos do SUS (Sistema Único de Saúde), especialmente de médicos e odontólogos. A recomendação é do MPF (Ministério Público Federal) e do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), já que o município tem uma lista de espera de quase 2 mil pacientes para atendimento e ainda utiliza folha de ponto para registrar frequência dos profissionais.

O objetivo é contribuir com o controle do cumprimento de tais horários e evitar esperas e filas desnecessárias. De acordo com a recomendação, a prefeitura não deve aceitar o uso de folha de ponto por nenhum servidor vinculado ao SUS e as unidades devem disponibilizar o registro de frequência dos profissionais para a consulta de qualquer cidadão.

Ainda de acordo com o MPF, a população deve ser informada sobre o local e horário de atendimento de médicos e odontólogos do SUS. “As informações devem ser disponibilizadas na internet e em local visível das salas de recepção de todas as unidades públicas de saúde do município”, recomenda.

Assim, a população pode comunicar o descumprimento dos horários para a Prefeitura ou para o Ministério Público, seja pela internet, pelo telefone ou presencialmente. Conforme o MPF, o Prefeito Municipal e o Secretário de Saúde de Naviraí poderão ser responsabilizados por omissão, caso não estabeleçam rotinas para fiscalizar o cumprimento das medidas recomendadas. O prazo para que a Prefeitura responda o Ministério Público, informando as medidas implementadas, é de 30 dias, a partir da expedição da Recomendação, que ocorreu no final de março.

O MPF afirma que a recomendação busca resolver o problema da população em receber atendimento na rede pública de saúde. Dados de fevereiro de 2019 apontam uma demanda de mais de duas mil pessoas esperando por atendimento.

“Mesmo assim, a Prefeitura de Naviraí segue sem exigir cumprimento de horário de médicos e odontólogos, mesmo com ponto eletrônico instalado em toda a rede pública. Os profissionais registram presença em uma arcaica folha de ponto”, explica o Ministério Público.

Para o Ministério Público, diferentemente de outros profissionais da área da saúde, é comum que o médico ou odontólogo não tenha o serviço público como atividade exclusiva, mas também exerça atividades privadas, muitas vezes em mais de um local, o que expõe o serviço público ao risco de que sua carga horária não seja integralmente desempenhada.

A exigência de controle eletrônico de frequência nos órgãos da administração direta, autarquia e fundações municipais de Naviraí já existe e foi estabelecida pelo Decreto Municipal no 25, de 04 de abril de 2018. O descumprimento da lei é investigado em inquéritos civis tanto do Ministério Público Federal quanto do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

(com informações do MPF)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 90% da tilápia de MS indo aos EUA, piscicultura teme impactos da taxação

Mato Grosso do Sul é o 3° estado brasileiro que mais exporta filé de tilápia para os Estados Unidos

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande