Pular para o conteúdo
Transparência

MPF faz recomendação à Vetorial após encontrar irregularidade em barragem de MS

O MPF (Ministério Público Federal) em Corumbá expediu recomendações às empresas MMX e Vetorial, respectivamente proprietária e arrendatária da Barragem Sul de rejeitos de minério localizada no município, e também à ANM (Agência Nacional de Mineração) devido a irregularidades encontradas em vistoria realizada no dia 30 de janeiro. De acordo com nota do Ministério Público, […]
Arquivo -
MPF faz recomendação à Vetorial após encontrar irregularidade em barragem de MS
Técnicos do Imasul comandaram vistoria em barragens de (Foto: Edemir Rodrigues/Segov)

O MPF (Ministério Público Federal) em Corumbá expediu recomendações às empresas MMX e Vetorial, respectivamente proprietária e arrendatária da Sul de rejeitos de minério localizada no município, e também à ANM (Agência Nacional de Mineração) devido a irregularidades encontradas em vistoria realizada no dia 30 de janeiro.

De acordo com nota do Ministério Público, durante as vistorias foi identificada uma “surgência no vertedouro”. O órgão também afirma no texto que em vistoria realizada em 2016, 2017 e 2018 o DNMP (Departamento Nacional de Produção Mineral) encontrou outras irregularidades, como trincas e aberturas em canaletas e escadas, manutenção geral nos taludes, roçada e retirada pela raiz de vegetação e controle de pragas como formigas.

Por tudo isso o MPF instaurou um procedimento preparatório este ano sobre a barragem. Na recomendação, o órgão pede que a empresa apresente, no prazo de 10 dias, auditoria técnica de segurança da Barragem Sul, realizada por profissionais externos ao quadro de funcionários da empresa.

“Destaca-se a necessidade de estudos geotécnicos, hidrológicos e hidráulicos, análises visuais, avaliações das condições de construção e condições atuais das estruturas que garantam que as mesmas estejam estáveis e não demonstrem risco iminente de rompimento. Os relatórios resultantes das inspeções de segurança regulares devem ser disponibilizados à sociedade, conforme preconiza a Política Nacional de Segurança de Barragens”, dizia a nota.

Em ofício à empresa, o MPF solicita esclarecimentos e informações relativas à segurança da barragem, especialmente sobre medidas específicas planejadas para alertar, remover e resgatar pessoas identificadas como passíveis de serem atingidas por um rompimento da barragem.

O Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) também foram notificados.

O documento foi entregue nesta quinta-feira (7) e, de acordo com o MPF, a empresa afirmou que, o projeto para corrigir a surgência no vertedouro será iniciada em breve, bem como sobre as medidas específicas planejadas para alertar, remover e resgatar pessoas que possam ser diretamente atingidas por um rompimento.

O MPF lembrou também que investiga a situação das barragens de rejeitos de minério em Corumbá em três inquéritos civis desde 2016.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Funtrab oferece 793 vagas de emprego nesta segunda-feira em Campo Grande

Lula está no Chile e participa de reunião sobre defesa da democracia

Professor é assassinado com vários golpes de foice após negar dinheiro a grupo em MS

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Caravana de Castração atendeu mais de 1 mil animais no interior de MS

Últimas Notícias

Mundo

Avião militar cai em campus escolar e mata 19 pessoas na capital de Bangladesh

Mais de 100 pessoas ficaram feridas

Política

Julgamento de medidas cautelares a Bolsonaro termina nesta segunda-feira com voto de Fux

Entre as medidas está o uso de tornozeleira eletrônica

Polícia

Assassino que matou ex-amante de mulher no Coophavila tinha sido preso por tráfico de drogas

Leonardo foi assassinado com vários golpes de faca

Cotidiano

Cursinho pré-vestibular da UFMS fecha as inscrições nesta segunda-feira

A universidade oferece 100 vagas para participar das aulas on-line pré-vestibular